Espaço, Exploração, Meio ambiente

Notícia: Novo planeta anão descoberto

Um novo planeta anão foi descoberto além da órbita de Plutão, seu nome é Goblin.

Fonte: Universe Today (Traduzido para o português)

Astrônomos encontraram um novo planeta anão além de Plutão que nunca chega menos que 65 UA do Sol. Seu apelido é Goblin que é muito mais interessante que o seu nome científico, 2015 TG387.

UA é a abreviatura de unidade astronômica, é a distância entre a Terra e o Sol, que é 149.597.870.700 metros.

O Goblin tem uma órbita altamente alongada que leva até 2300 UAs do Sol. Não interage gravitacionalmente com outros planetas no nosso Sistema Solar, mas é ligado ao Sol. É parte de um aglomerado de Objetos Extremos Trans-Netunianos (OETN) que juntos apontam a existência do planeta 9.

Esta é a órbita percorrida pelo Goblin.

O Goblin pegou este nome porque foi descoberto no Halloween. É um dos grupos de objetos que também são chamados de Objetos da Nuvem de Oort Interna (ONOI). O grupo inclui 2012 VP113 e Sedna.

Levou muito tempo para descobrir e confirmar a existência do Goblin. Muitos anos se passaram antes que pudessem confirmar a existência porque tem um período orbital muito longo e se move muito devagar. Eles primeiro observaram em 2015 com o Telescópio Subaru. Seguido de observações em 2016, 2017 e 2018 usando o Telescópio Magalhães no Observatório Las Campanas de Carnegie, no Chile e o Telescópio do Discovery Chanel no Arizona confirmaram a existência do planeta. O diâmetro do Goblin é de apenas 300 km.

Acredita-se que o planeta X ou 9, também chamado de Nibiru, influencie o movimento do Goblin e outros corpos além de Plutão. Ainda não foi confirmada a existência do planeta X.

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *