Climatologia, Meio ambiente, Temperatura

Como se forma o vórtice polar?

O que é e como se forma o fenômeno conhecido como vórtice polar? É o assunto deste post e a causa de frios extremos em alguns lugares.

Definição e formação

O vórtice polar (polar vortex) é uma região de baixa pressão e ar frio, fica nos polos da Terra e é cercada por uma corrente de ar. No Polo Norte, o ar flui em sentido anti-horário, formando um vórtice. Fica entre o meio da troposfera e a estratosfera.

Este fenômeno não é novo, fica mais forte no inverno e mais fraco no verão. O movimento do vórtice é causado pelo efeito Coriolis, leia o post sobre os ciclones para saber mais sobre este efeito.

CiclonesClique aqui

A corrente de ar separa o ar frio dos polos do ar mais quente. O vórtice não é visível a olho nu como tornados, tempestades e relâmpagos. As imagens em infravermelho dos vórtices são tiradas de satélites meteorológicos como o AIRS da NASA.

Expansão do vórtice polar

Durante o inverno no Hemisfério Norte, o vórtice polar perde estabilidade pois a corrente de ar ao redor fica mais fraca. Quando isso acontece, o vórtice se divide e a massa de ar frio vai para o Sul.

Nas regiões onde o vórtice polar se expandiu, a temperatura cai muito causando um frio extremo. A expansão pode durar semanas ou meses. Mas no Ártico fica menos frio pois as massas de ar quente vão para o Norte. Ventos quentes de alta pressão podem mover o vórtice mais para o Sul.

Vórtice polar no Polo Sul

O vórtice do Hemisfério Sul gira em sentido horário. É mais estável que o do Ártico, pois a Antártida é cercada pelos oceanos. Logo, os contrastes de temperatura são menores e a probabilidade de expansão de massa de ar frio é menor.

Em outros planetas

Este fenômeno não é exclusivo da Terra. Este é um vórtice polar em forma de hexágono no polo norte de Saturno, as imagens foram obtidas pela Cassini em infravermelho.

Este é um vórtice duplo no polo sul de Vênus. Vórtices também foram vistos em Marte e Netuno.

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *