Um cateter robótico se move pelas paredes do coração de um porco para ajudar cirurgiões.
Fonte: CGTN (Traduzido para o Português)
É a primeira vez que pesquisadores mostraram um robô cirúrgico realmente autônomo que pode navegar dentro do coração, não controlado por um médico com um joystick, de acordo com o estudo na revista Science Robotics na Quarta-feira.
Cirurgiões do coração rotineiramente empurram um tubo fino chamado cateter, torcendo e girando vasos sanguíneos para fazer reparos no coração sem uma cirurgia aberta.
Assim como baratas navegam pelas paredes e ratos com os seus bigodes, o cateter mapeia o caminho pelo coração tocando periodicamente nas válvulas e paredes tão levemente – com a força de um pedaço de manteiga na sua mão, disse Dupont. A tecnologia combina imagens de câmera com aprendizagem de máquina para interpretar qual tecido está tocando e quão duro.
Esta é a única foto da sonda robótica. Usa um sensor ótico de toque e uma câmera.
A demonstração de tecnologia ainda vai demorar anos até chegar a qualquer sala de operação, e não foi feita para substituir um cirurgião, segundo Dupont.
Em vez disso, ele afirma que pode liberar o tempo do cirurgião para focar em tarefas mais difíceis, comparando com o piloto automático – e também reduzir o tempo que pacientes e equipe médica está exposta a raios X que atualmente são necessárias para navegação.
A equipe de Dupont testou o cateter robótico em 83 procedimentos de porcos vivos em laboratório. O dispositivo encontrou o alvo, na média levou segundos mais que um médico enfiando um cateter no lugar. Mas diz que o cateter robótico vai aprender, como humanos, e ficar melhor e mais rápido com a prática.
A imagem mostrada pela sonda em um computador. Tirada desta fonte.