Biologia, Meio ambiente, Notícia

Nova espécie felina descoberta

Foi descoberta na ilha da Córsega uma nova espécie chamada de gato-raposa.

Fonte: Science Alert (Traduzido para o Português)

Na ilha francesa da Corsica no Mediterrâneo, um animal estranho, raramente visto, espreita à noite. Locais o chamam de ghjattuvolpe – o gato-raposa – e na última década, cientistas ficaram na sua trilha, tentando desvendar o mistério.

Agora agentes e o Escritório Nacional de Caça e Vida Selvagem da França (ONCFS) revelaram seu trabalho para o mundo – um gato selvagem que eles acreditam ser uma espécie desconhecida.

O felino tem sido uma lenda local por anos, um predador que atacaria os úberes de ovelhas e cabras à noite. Mas quando um foi acidentalmente preso em um galinheiro em uma noite em 2008, que chamou a atenção dos pesquisadores.

Em 2012, eles criaram armadilhas para o DNA dos animais – bastões de madeira para os quais os gatos foram atraídos por um aroma atraente. Quando eles esfregavam seus corpos contra os bastões, deixavam tufos de pele para trás, perfeitos para identificação genética.

“Olhando no seu DNA, nós poderíamos diferenciar do gato selvagem europeu, Felis silvestris silvestris”, disse Benedetti. “É próximo do gato africano da floresta F. silvestris lybica, mas a identidade exata está para ser determinada.”

Este é o gato-raposa.

Pode estar vivendo na Córsega por 6500 anos, desde do tempo da segunda colonização humana da ilha.

Este gato diferencia do gato doméstico em várias formas principais, incluindo o tamanho maior- chega a 90 centímetros da cabeça à ponta da cauda, orelhas muito largas, bigodes curtos e longos dentes caninos. (Um gato doméstico tem em média 76 cm da cabeça à ponta da cauda).

 

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *