Geologia, Inteligência artificial, Mar e oceano, Meio ambiente, Processamento digital de sinais, Sustentabilidade, Tecnologia de informação

O que é hidroinformática?

A hidroinformática é um ramo multidisciplinar que aplica tecnologia de informação, inteligência artificial e modelagem computacional para gerenciamento de recursos hídricos.

Por quê hidroinformática?

A água é um recurso valioso que não pode ser negligenciado. O avanço da tecnologia de informação permitiu criar modelos e simulações de massas de água com métodos numéricos de hidrodinâmica, hidráulica e matemática aplicada. A gestão eficiente dos recursos hídricos e ecossistemas aquáticos exigem profundo conhecimento do comportamento do sistema. Para obter este conhecimento, é necessário fazer coleta, medição e interpretação dos dados para decidir a melhor estratégia na gestão.

A simulação das águas pode ser usada para prever desastres naturais como secas e inundações. Além de simular a influência antrópica nos ecossistemas. Existe a hidroinformática urbana, aplicada ao movimento das águas em sistemas de esgoto, abastecimento de água e outras áreas urbanas.

Flo-2d

Algumas ferramentas de hidroinformática

MOHID

Um modelo é uma descrição simplificada de um sistema ou processo real. Cujas funções são melhorar o entendimento do domínio real e fazer previsões. O MOHID é uma ferramenta de modelagem tridimensional em linguagem ANSI Fortran 95. Simula processos físicos, químicos e biológicos de volumes de água em bacias hidrográficas, oceanos, estuários, reservatórios, etc. O gif abaixo é uma simulação de vazamento de petróleo no litoral, usando o MOHID Water.

[WPGP gif_id=”16415″ width=”600″]

O MOHID Land simula volumes de água em terra. A seguir é uma simulação da cheia do rio Tejo.

[WPGP gif_id=”16418″ width=”600″]

STWAVE

Este é um software de estado estável e baseado em modelo espectral. Simula a formação e propagação das ondas do mar. Descrevendo a variação dos parâmetros da onda (altura, período, direção e forma espectral) por todo o trajeto até a costa. Também é possível modelar geração das ondas pelo vento, difração, refração, interação entre ondas, etc.

STWAVE

Exemplos de uso da inteligência artificial

A inteligência artificial pode ser usada para criar modelos e simulações baseados em coletas de dados. Alguns exemplos são:

  • Redes neurais artificiais podem criar modelos de escorrimento de chuva.
  • Lógica fuzzy na análise de águas subterrâneas.
  • Lógica fuzzy e redes neurais para controlador de gerência da água.
  • Alerta de inundações usando processamento de linguagem natural e ontologia de desastres.

Centro Internacional de Hidroinformática da Itaipu Binacional

Foi construído em parceria com o Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO. Fica no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e desenvolve soluções inovadoras e ferramentas de hidroinformática para o gerenciamento sustentável dos recursos hídricos.

Parque Tecnológico Itaipu (PTI)
Parque Tecnológico Itaipu (PTI)

As áreas de atuação são:

  • Água e Gestão: Desenvolvimento de projetos ambientais, monitoramento das bacias hidrográficas e uso de modelos para lençóis freáticos, rios e barragens.
  • Água e Comunidade: Educação em sustentabilidade dos recursos hídricos, capacitação em educação ambiental, comunicação comunitária e jornalismo.
  • Água e Tecnologia: Desenvolvimento de tecnologia da informação em software livre para gestão das bacias hidrográficas, disponibilização de informações para estudo e simulações das energias renováveis e recursos hídricos.
  • Água e Energia: Identificação do potencial energético relacionado às energias renováveis e sustentabilidade da água, fornecimento de subsídios para políticas públicas e, disseminação de melhores práticas sócio-ambientais.

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *