Comunicações sem fio, Gadgets, Notícia, Novas tecnologias, Realidade aumentada

Novo óculos de realidade aumentada

A Qualcomm e a Niantic Labs estão desenvolvendo a próxima geração de óculos de realidade aumentada (RA) para jogos.

Fonte: Cnet (Traduzido para o Português)

Há uma corrida para o próximo óculos inteligente. A Apple está trabalhando em um par. Facebook também. E a Niantic Labs, criadora de jogos de RA como Pokémon Go e Harry Potter: Wizards Unite, disse na quinta-feira que está colaborando com a Qualcomm em uma solução de design de referência que combina hardware, software e serviço de nuvem, usando o anunciado ARVR Snapdragon XR2 chip para telefone e headset sem PC.

Ao contrário de outros headsets de RA como o Magic Leap e o HoloLens 2, que são caros e direcionados a empresas ou empreendedores, parece que o plano da Qualcomm e Niantic é encontrar formas de tornar o óculos inteligente e software de RA acessível para que pessoas comuns possam usar. Não há um prazo claro para quando este projeto pode emergir, mas parece que será paralelo aos esforços existentes de outras empresas como a Apple nos próximos anos.

O tempo de latência do 4G e a necessidade de segurar o smartphone limitam jogos de RA. Estes jogos ficarão muito melhores com a tecnologia 5G.

Post sobre 5GClique aqui

O novo óculos da Qualcomm e Niantic.

 

O óculos de RA da Magic Leap. Fonte: Tecnoveste

 

O Hololens 2 da Microsoft. Fonte: eTeknix.

A Niantic é uma das principais empresas de jogos RA para telefone: A empresa tem um sistema RA mapeado no mundo real chamado Niantic Real World Platform, onde Pokémon Go, Harry Potter: Wizard Unite e Ingress rodam. Também tem um fundo para encorajar desenvolvedores a criar aplicativos de RA baseados na localização com sua plataforma. De acordo com o cofundador e CTO da Niantic Labs Phil Keslin, “Acesso a esta nova arquitetura colaborativa entre Niantic e Qualcomm Technologies é esperado que forneça aos criadores via o programa Niantic Creator quando disponível.”

Não está claro quando a Niantic planeja vender seu próprio óculos inteligente de RA ou é um projeto para permitir outros de encontrar um caminho de codesenvolvimento para telefone e headset RA ao mesmo tempo. De acordo com o chefe da Qualcomm XR Hugo Swart, “Nós construímos um projeto de referência para permitir a outros fabricantes de hardware comercializarem”. Ele não confirmou os planos da Niantic além disto, e nem a Niantic.

 

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *