Espaço, Notícia

Planeta à deriva do tamanho da Terra

Foi descoberto um planeta à deriva (sem uma estrela para orbitar) de massa aproximadamente igual a da Terra vagando pela galáxia.

Fonte: Sputnik Brasil

Cientistas usaram lentes gravitacionais para detectar “planeta invasor” que não orbita uma estrela e flutua livremente no espaço. É possível que a Via Láctea seja o lar de trilhões de planetas desse tipo.

Astrônomos detectaram um planeta à deriva, que não orbita qualquer estrela. O planeta é relativamente pequeno, de forma que os cientistas ainda não foram capazes de calcular a que distância esse planeta está da Terra. A descoberta foi publicada no portal de pré-impressão arXiv recentemente e ainda não foi analisada por outros cientistas.

Denominado OGLE-2016-BLG-1928, o planeta pode ter entre 0,3 e 1 a massa da Terra, mas os pesquisadores acreditam que o planeta tem aproximadamente a massa do nosso planeta.

Oficialmente existem 17 planetas errantes e outros quatro, incluindo o OGLE-2016-BLG-1928, aguardam confirmação. Ainda assim, os cientistas defendem que há inúmeros planetas à deriva na nossa galáxia, sem estrelas para orbitar, o que os tornam frígidos e hostis.

Visto por 40 minutos

Os cientistas em busca desses planetas errantes usam a distorção da luz no espaço-tempo, um efeito conhecido como microlente gravitacional, que produz a ilusão de aumentar ou aproximar objetos distantes.

Como OGLE-2016-BLG-1928 é relativamente pequeno, isso significa que não foi possível estabelecer detalhes específicos sobre o planeta, incluindo sua distância da Terra. Os pesquisadores relataram que ele ficou visível por pouco mais de 40 minutos.

Lentes gravitacionais

A luz de uma estrela distante pode ser curvada por um objeto de grande massa antes de chegar à Terra. Um planeta à deriva amplifica a luz de fundo, quando este passa pelo mesmo eixo da fonte de luz. A lente gravitacional cria várias imagens de um mesmo objeto no fundo. 

Isto acontece, porque a gravidade curva o espaço-tempo ao redor do corpo.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *