Espaço, Eventos, História, Notícia

O fim do telescópio de Arecibo (Atualização)

O telescópio de Arecibo, usado pelo programa SETI para encontrar civilizações extraterrestres, sofreu um dano irreparável e será desativado.

Atualização (03/12/2020)

O receptor do telescópio de Arecibo de 900 toneladas, caiu no disco parabólico.

Arecibo destruído
Fonte: worlessTech.

Fonte: worlessTech (Traduzido para o Português)

Nenhum ferido foi relatado. A Nacional Science Foundation (NSF) está trabalhando com as partes interessadas para avaliar a situação.

“Nossa prioridade principal é manter a segurança. A NSF vai divulgar mais detalhes quando forem confirmados. Engenheiros estão no local. As principais prioridades são manter a segurança no local e avaliar os danos.”

O diretor da NSF, Sethuraman Panchanathan, disse:

“Estamos entristecidos com esta situação, mas gratos por ninguém ter se ferido. Quando engenheiros avisaram a NSF que a estrutura estava instável e apresentava um perigo para as equipes de trabalho e o pessoal do Arecibo, nós levamos os avisos a sério e continuamos a enfatizar a importância da segurança para todos os envolvidos. Nosso foco agora é avaliar o dano, encontrar formas de restaurar as operações em outras partes do observatório e, trabalhar para continuar apoiando a comunidade científica e o povo de Porto Rico.”   

A notícia

Fonte: Nature (Traduzido para o Português)

Um dos radiotelescópios mais renomados da astronomia, de 305 metros de largura em Arecibo, Porto Rico, fechará permanentemente. Engenheiros não conseguem encontrar um meio seguro de repará-lo depois do rompimento de dois cabos que suportam a estrutura, um em Agosto e outro no início de Novembro.

Este é o fim de um dos telescópios mais icônicos e produtivos da história da astronomia. Os cientistas lamentam a perda.

O telescópio de Arecibo, que foi construído em 1963, foi o maior radiotelescópio do mundo por décadas e tem uma importância histórica na astronomia moderna. Foi o local onde astrônomos enviaram uma mensagem de rádio interestrealar em 1974, na esperança de que extraterrestres possam escutá-la e onde o primeiro planeta fora do Sistema Solar foi descoberto, em 1992.

Também fez trabalhos pioneiros em explorar muitos fenômenos, incluindo asteroides próximos da Terra e as intrigantes explosões celestiais, conhecidas como rajadas rápidas de rádio. Todas estas linhas de investigação serão desligadas, embora atividade científica limitada continuará em pequenas instalações no local.

Mensagem de Arecibo
A mensagem interestrelar enviada pelo telescópio de Arecibo, em linguagem binária, para uma civilização extraterrestre. O significado à direita. Fonte: PHL.

Sobre o dano do telescópio de Arecibo

Os cabos que quebraram suportavam uma plataforma de 900 toneladas de instrumentos científicos, que ficavam acima do principal disco do telescópio. O primeiro cabo escorregou para fora do encaixe e quebrou os painéis na borda do prato, mas o segundo quebrou no meio e abriu enormes cortes na parte central do disco.

Uma imagem de alta resolução por satélite, produzida a pedido da Nature pela Planet, uma empresa de observação da Terra baseada em São Franscisco, Califórnia, mostra a extensão do dano causado pelo segundo cabo: O verde da vegetação abaixo mostra grandes buracos no disco. Uma segunda fotografia, exibida nesta semana por oficiais do observatório, também revela a destruição. Estes são alguns dos únicos vislumbres públicos até agora. 

imagem de Arecibo 2
Imagem do Arecibo 3
Outra visão do dano. Ambas as imagens são da mesma fonte da notícia.

Se mais cabos falharem, que pode acontecer a qualquer hora, toda a plataforma vai cair no disco abaixo. A Fundação Nacional de Ciência dos EUA (NSF), proprietária do observatório de Arecibo, está trabalhando em planos para abaixar a plataforma de uma forma segura e controlada.

Mas estes planos levarão semanas para serem desenvolvidos e não dá para dizer se a plataforma pode cair de forma descontrolada no período. “Tentativas de estabilização ou teste dos cabos poderiam acelerar a falha catastrófica”, disse Ralph Gaume, diretor da divisão de astronomia da NSF, em 19 de Novembro.

Então a NSF resolveu fechar o disco de Arecibo permanentemente. “Esta decisão não foi fácil de tomar, mas segurança é a prioridade número 1”, disse Sean Jones, chefe da diretoria de ciências físicas e matemáticas da NSF. 

E agora?

Alguns dos projetos científicos do observatório poderiam ser transferidos para outras instalações, disse Gaume. E ele espera que os cientistas proponham para onde transferir suas pesquisas. Porém, muito do trabalho conduzido em Arecibo, poderia ser feito apenas com este único conjunto de instrumentos astronômicos. “O telescópio de Arecibo é insubstituível”, declararam duas grandes organizações de astronomia americana, a National Radio Astronomy Observatory em Charlottesville, Virginia e o Green Bank Observatory, na Virginia Ocidental.

Pequenas amostras de ciência continuarão em outras partes do observatório de Arecibo, que abrange mais de que o disco de 305 metros. Por exemplo, duas instalações de lidar atiram laser na atmosfera para estudar os fenômenos atmosféricos.

O telescópio de Arecibo apareceu na parte final do filme 007 GoldenEye.

Cradle stage
Uma cena remasterizada do jogo 007 GoldenEye para Nintendo 64. Fonte: arstechnica.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *