Geologia, Notícia, Temperatura

Núcleo do núcleo interno da Terra

Uma pesquisa da Universidade Nacional da Austrália confirmou a existência de um núcleo dentro do núcleo interno da Terra.

Fonte: Sci-News (Traduzido para o Português)

O núcleo sólido interno da Terra permanece como uma das partes mais enigmáticas de nosso planeta, apesar de numerosos estudos nos campos da sismologia, geodinâmica, física mineral e ciência dos materiais.

Compondo apenas 1% do volume total da Terra com uma temperatura acima de 5000ºC. Entendendo a estrutura, a dinâmica atual e a evolução do núcleo interno é vital para entender a história térmica da Terra.

Particularmente, isto fornece insights sobre o geodínamo, sem o qual a vida como conhecemos não existiria.

“Investigando a estrutura do núcleo interno pode nos ajudar a entender mais sobre a história da Terra e sua evolução”, disse a autora principal do estudo, Dra. Joanne Stephenson, pesquisadora da Escola de Pesquisa em Ciências da Terra da Universidade Nacional da Austrália.

Para o estudo, Dra. Stepheson e seus colegas da Universidade Nacional da Austrália, os professores Hrvoje Tkalčić e Malcolm Sambridge, usaram dados do Centro Internacional de Sismologia (uma base de dados de atividades sísmicas coletados de instituições sismológicas de todo o mundo) em conjunção com os chamados ‘algoritmos da vizinhança’.

“Conseguimos contornar usando um algoritmo de busca muito inteligente para pesquisar milhares de modelos do núcleo interno”, disse a Dra. Stephenson.

“Enquanto a nova camada é difícil de observar, suas propriedades distintas apontam para um evento dramático na história da Terra.”

“Nós encontramos evidências que podem indicar uma mudança na estrutura do ferro, o que sugere talvez dois eventos de resfriamento separados na história da Terra.”

“Os detalhes deste grande evento ainda são um mistério, mas nós adicionamos outra peça do quebra-cabeça do nosso conhecimento sobre o núcleo da Terra.”

Acreditava-se que a Terra tinha apenas 4 camadas: Crosta, manto, núcleo externo e núcleo interno. Com esta descoberta, os livros-texto deverão ser corrigidos. 

núcleo interno da Terra
O núcleo mais interno possui materiais com outras propriedades. Mesma fonte da notícia.

Os cientistas detectam as camadas internas medindo as velocidades de ondas sísmicas causadas por terremotos. Para mais informações sobre estas ondas, leia o post sobre as descontinuidades internas.

Descontinuidades internasClique aqui

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *