Espaço, Experiências, Exploração, Notícia

O módulo espacial Nauka

O novo laboratório espacial russo Nauka chegou à Estação Espacial Internacional (ISS). O nome do módulo significa “ciência” em russo.

Fonte: RT (Traduzido para o Português)

O tão aguardado laboratório multifunção Nauka chegou com sucesso e foi atracado à Estação Espacial Internacional. É o primeiro segmento enviado pela Rússia ao único satélite habitado do planeta em mais de uma década.

Nauka foi lançado do cosmódromo de Baikonur em 21 de Julho, substituindo o módulo Pirs de quase 20 anos. O Pirs se desacoplou da ISS nesta segunda-feira, antes da chegada do Nauka e reentrou na atmosfera da Terra. Os elementos não inflamáveis foram submergidos no Pacífico Sul.

O novo módulo chegou à tarde nesta quinta-feira. Astronautas terão que fazer várias caminhadas espaciais para ligar o novo segmento ao resto da Estação Espacial Internacional, um processo que levará meses.

Além de ser usado para experimentos, Nauka pode gerar oxigênio para 6 pessoas e regenerar a água da urina. Também fornece um segundo banheiro para os cosmonautas russos e será capaz de acomodar um terceiro tripulante. Um braço robótico europeu está acoplado ao módulo, que ajudará a instalar e substituir os componentes sem a necessidade de uma caminhada espacial.

Um exemplo de braço robótico europeu. Fonte: ESA.

No início deste ano, o chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, revelou que Moscou se retiraria do projeto da ISS em 2025 e criaria sua própria estação espacial se os EUA continuarem impondo sanções contra o setor espacial russo. O presidente Vladimir Putin já assinou um projeto para a estação orbital exclusivamente russa, consistindo de 3 a 7 módulos.

Informações adicionais sobre o Nauka

Fonte: DUK News.

O módulo foi lançado por um foguete pesado Proton-M de 3 estágios. O tempo de operação previsto na ISS é de 15 anos. O módulo também servirá de ponto de atracação para as naves Progress MS, Soyuz MS e para o módulo nodal Prishal. Características físicas do Nauka:

  • Peso em órbita: 20.350 kg.
  • Comprimento: 13,12 m.
  • Diâmetro máximo: 4,25 m.
  • Volume dos compartimentos selados: 70 m³.
  • Área dos painéis fotovoltaicos: 56 m².
  • Capacidade de alimentação: 2,5 kW.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *