Espaço, Luz, Notícia, Novas tecnologias, Temperatura

James Webb chega ao destino final

O telescópio espacial James Webb (JWST), lançado no Natal do ano passado, chegou ao ponto de Langrange L2 do sistema Terra-Sol.

Clique no botão abaixo, caso não saiba o que são os pontos de Lagrange.

Pontos de LagrangeClique aqui

Fonte: NASA (Traduzido para o Português)

Hoje, ás 2:00 p.m. EST, Webb acendeu seus propulsores de bordo por quase 5 minutos (297 segundos) para completar a correção de curso pós-lançamento da trajetória do Webb. Esta correção no meio do curso inseriu o Webb em direção à órbita final ao redor do ponto de Lagrange L2, do sistema Terra-Sol, aproximadamente a 1 milhão de milhas de distância da Terra.

O ponto L2 fica a 1,6 milhões de km da Terra.

A propulsão final no meio do curso adicionou apenas 3,6 milhas por hora (1,6 metros por segundo), uma caminhada, a velocidade do Webb, que era o necessário para enviar para a órbita preferida ao redor do ponto L2.

A órbita de Webb permitirá uma ampla visualização do cosmo a qualquer momento, assim como a oportunidade do telescópio ótico e dos instrumentos científicos ficarem frios o suficiente para funcionar e realizar uma ciência ideal. Webb usou o mínimo possível de propelente para as correções de curso enquanto viajava para o L2, para guardar o máximo de propelente possível para as operações cotidianas do Webb durante sua vida útil: manutenção da posição (pequenos ajustes para manter o Webb na órbita desejada) e descarga do impulso (para neutralizar os efeitos da pressão da radiação solar no grande escudo solar).

“Durante o mês passado, o JWST obteve grande sucesso e é um tributo para todas as pessoas que passaram muitos anos e até décadas para garantir o sucesso da missão”, disse Bill Ochs, gerente do projeto do Webb no Centro Goddard de Voo Espacial. “Agora, nós estamos próximos do alinhamento dos espelhos, da ativação e do comissionamento dos instrumentos e, o inicio das descobertas maravilhosas e surpreendentes.”

Agora que os segmentos dos espelhos primários e o espelho secundário já foram desdobrados a partir das posições de lançamento, engenheiros vão começar o processo sofisticado de alinhamento de três meses da ótica do telescópio com precisão nanométrica.

trajétoria do James Webb
A trajétoria do James Webb. Mesma fonte da notícia.
Este vídeo mostra a órbita do James Webb ao redor de L2 e acompanhando a Terra.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *