Automação, Inteligência artificial, Notícia, Novas tecnologias

A escavadeira autônoma

Uma escavadeira autônoma construiu um muro de pedra de 6 metros de altura e 65 metros de comprimento.

Fonte: TechXplore (Traduzido para o Português)

Pesquisadores da ETH Zurich desenvolveram uma escavadeira autônoma, chamada de HEAP, para construir um muro de pedra de 6 metros de altura e 65 metros de comprimento. O muro foi inserido em uma paisagem de um parque planejado digitalmente e escavado de forma autônoma.

A equipe de pesquisadores incluiu a Gramazio Kohler Research, o Laboratório de Sistemas Robóticos, o Laboratório Robótico para a Visão e a Cátedra de Arquitetura Paisagista. A equipe desenvolveu este projeto de aplicação inovador como parte do Centro Nacional de Competência em Pesquisa para Fabricação Digital (NCCR dfab). O trabalho foi descrito na Science Robotics.

Usando sensores, a escavadeira pôde autonomamente desenhar um mapa 3D do local de construção e localizar blocos de construção e pedras para a construção da parede. Ferramentas espacialmente projetadas e aproximações de visão de máquina permitiram a escavadeira escanear e pegar pedras grandes no ambiente ao redor. Também, pode registrar o peso aproximado assim como o centro de gravidade.

Um algoritmo determina a melhor posição para cada pedra e a escavadeira conduz a tarefa, colocando as pedras no local desejado. A máquina autônoma pode colocar de 20 a 30 pedras em uma única remessa, quase a mesma quantidade que uma entrega poderia fornecer.

escavadeira autônoma
A escavadeira autônoma e o muro de pedras. A imagem é da mesma fonte da notícia.
A escavadeira operando sem um operador.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *