Comunicações sem fio, Internet, Processamento digital de sinais, Telecomunicações

O que é VoIP?

Eu darei uma introdução a VoIP, que é a abreviatura de Voz sobre IP (Internet Protocol). Como o nome diz serve para transmitir voz via internet por meio de IP.

Por que VoIP?

A grande vantagem do VoIP é a possibilidade de reduzir a conta de telefone fazendo chamadas telefônicas pela internet. Pois conexões com a internet não são cobradas por tempo e distância. VoIP ainda não substituiu totalmente o telefone porque não pode fazer chamada de certos serviços como chamadas de emergência, por exemplo. Mas a tendência é que se desenvolva serviços via VoIP para chamada de emergência e acabe substituindo completamente a rede de telefonia por comutação de circuito. Pessoalmente penso que não deveria ficar  totalmente dependente de VoIP pois estará sujeito a ataques cibernéticos.

Como funciona?

Para transmitir voz pela internet, o sinal de voz deve ser digitalizado. Sinais de voz analógico vai para um codec, onde ele é amostrado e dividido em pacotes e comprimido.

O pacote de dados recebe cabeçalhos de identificação: IP, UDP (Protocolo de Datagrama do Usuário) e RTP (Protocolo de Tempo Real).

Chegando no receptor, os cabeçalhos são ignorados, o codec do receptor descomprime o sinal, reconverte para o analógico para ser reproduzido. Codecs usam a norma da ITU (International Telecommunication Union).

No sistema VoIP, é possível fazer ligação de computador para computador, computador para telefone e telefone para telefone. Esta é a arquitetura VoIP.

O IPPBX troca chamadas entre usuários de VoIP nas linhas locais e entre VoIP e telefone convencional. PSTN é a abreviatura de Public Switched Telephone Network (Rede Pública de Telefonia Comutada). As portas de entrada de VoIP (VoIP gateway) servem para converter e comprimir o sinal de áudio.

Como usar?

Existem três maneiras de usar o VoIP, você pode simplesmente instalar um software no seu PC, celular ou tablet, adquirir um telefone com VoIP.

Ou ter um adaptador ATA (Adaptador Telefone Analógico) para seu telefone comum fazer chamadas VoIP.

 

 

 

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *