Aprendizagem de máquina, Inteligência artificial, Medicina, Novas tecnologias, Robótica

Notícia: Inteligência artificial identifica bactérias

Inteligência artificial com um microscópio consegue identificar bactérias com grande precisão.

Fonte: Science Daily

Microscópios reforçados com inteligência artificial podem ajudar biologos clínicos a diagnosticar infecções de sangue potencialmente e aumentar as chances de sobrevivência dos pacientes, de acordo com biólogos do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC).

A equipe de Kirby usou um microscópio automatizado projetado para coletar imagens de alta resolução de slides microscópicos. Neste caso, foram tiradas amostras de sangue de pacientes com suspeita de infecções na corrente sanguínea foram incubados para aumentar o número de bactérias. Então os slides foram preparados para colocar amostras de sangue e corante para tornar as estruturas das bactérias mais visíveis.

A seguir, treinaram uma rede neural convolucional – uma classe de inteligência artificial modelada no córtex visual dos mamíferos e usados para analisar dados visuais – para categorizar bactérias baseadas na forma e distribuição.

Para saber sobre rede neural, clique neste botão.

Redes neurais Redes neuraisClique aqui

 

Acredito que a medicina não é a única aplicação para esta IA. Uma IA que sabe o que é uma bactéria pode ser usada em uma sonda espacial para identificar vida fora da Terra.

 

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *