Hobby, Microcontroladores, Projetos, Tutorial

Usando o MSP430 LaunchPad de forma fácil

Neste post eu vou mostrar um microcontrolador diferente. O MSP430 LauchPad é uma alternativa ao Arduino.

O MSP430

Este microcontrolador é mais barato e consome menos energia que o Arduino. Os aplicativos usados para colocar programas nesta placa podem ser o CCS (Code Composer Studio) ou o IAR. No entanto, programar com estes aplicativos é muito difícil, existe uma maneira muito mais fácil de trabalhar com o MSP430, tão fácil quanto o Arduino. Existe um aplicativo chamado Energia.

Energia

Pode-se pegar o aplicativo neste site. Eu tenho a versão 15 e não pretendo atualizar, nem sempre a versão mais atual é a melhor. Esta é a janela do Energia.

Assim como no Arduino, precisa colocar no Energia qual microcontrolador esta usando. Esta placa pode usar vários tipos de circuitos integrados e para especificar qual esta sendo usado, vá em Tools → Board → E escolha a especificação do chip. O meu é msp430g2452.

 

Exemplo

Agora vamos fazer um programa, acendendo leds de uma forma diferente. Aqui está o código. P1_7, P1_6 e P2_5 significa que tem saídas analógicas nos pinos P1.7, P1.6 e P2.5 da placa respectivamente.

Este programa faz com que leds acendem de forma que imitem uma chama. Como podem ver, a programação é igual ao Arduino, pode-se também adicionar bibliotecas como no Arduino. O processo de compilar e rodar é o mesmo do Arduino.

Clique neste botão caso você não saiba como usar o Arduino.

Arduino (Parte 1) Arduino (Parte 1)Clique aqui

 

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *