Comunicações sem fio, Espaço, Internet, Tecnologia de informação, Telecomunicações

Introdução a satélites de comunicações

O assunto deste post é como os satélites de comunicações funcionam. Estes satélites realizam retransmissão de sinais de rádio, televisão, telefone e internet.

Arquitetura e componentes

A plataforma de satélite é uma estrutura primária onde fica o controle de temperatura passivo, propulsores direcionais químicos ou elétricos, baterias de níquel-hidrogênio (Ni-H) e controle de movimento com sensores óticos e magnéticos.

A plataforma estrutural de um cubesat.

Todo satélite precisa de painéis solares dobráveis com várias junções p-n uma em cima da outra. Os materiais mais usados são germânio, fosfeto de índio e gálio (InGaP) e arseneto de gálio e índio (InGaAs). Este é o arranjo das camadas da célula solar, ARC significa revestimento anti-reflexivo.

A parte eletrônica tem receptores, amplificadores, multiplexadores, comutadores e processadores, que formam o repetidor, e as antenas UHF, GPS e das bandas de operação. Os repetidores dos satélites precisam de um post dedicado que será publicado futuramente. Satélites precisam ter o transponder, a ligação entre as partes transmissoras e receptoras.

A tabela das bandas de frequência operadas por satélites.

Órbita do satélite

Os satélites de comunicações ficam em várias órbitas. Tem a órbita geoestacionária, quando o satélite tem a mesma velocidade de rotação da Terra e fica parado em relação a Terra, tem a altitude de 36.000 km. A órbita geossíncrona é quando o satélite muda de latitude constantemente mas a longitude é a mesma em relação a Terra.

Órbita baixa da Terra (LEO) vai de 750 a 2500 km de altitude, órbita média da Terra (MEO) vai de 7500 a 10.000 km e órbita alta da Terra (HEO) se estende de 15.000 a 20.000 km.

Estações na Terra

Os satélites de comunicações precisam de estações na Terra para transmitir e receber sinais. Os satélites que oferecem FSS precisam de estações com grandes antenas parabólicas para receber e transmitir sinais.

Os satélites MSS podem transmitir sinais para aparelhos móveis como celulares e para áreas remotas. Também podem se comunicar com aviões, navios e veículos terrestres. Os sistemas BSS transmitem para estações móveis, fixas e rádio base.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *