Espaço, Materiais, Sensores, Telecomunicações, Visitas

Polo astronômico Casimiro Montenegro Filho

Este site tem apoio da Itaipu Binacional. Este post é sobre o polo astronômico Casimiro Montenegro Filho, da Itaipu Binacional, localizado em Foz do Iguaçu, Brasil. O que é mostrado aqui não é tudo que o polo tem.

Observatório

Este é o conjunto de telescópios, ficam dentro de uma cúpula de 6 metros de diâmetro.

O maior é um telescópio catadióptrico, tem características refratárias e refletoras. Primeiro, a luz passa pelas lentes corretivas na frente, para remover aberrações e atinge um espelho primário côncavo. Depois, a luz é refletida por um espelho secundário convexo, chegando à lente ocular.

Na lente ocular, é colocada uma câmera.

Este é o telescópio solar, possui filtros especiais que permitem ver diretamente o Sol.

Um dos filtros para esta finalidade é o H-alfa, que filtra a luz branca emitida por átomos de hidrogênio, o elemento mais comum das estrelas. Filtros solares permitem observar o Sol em mais detalhes. Este é o Sol visto com luz de hidrogênio-alfa.

Esta luneta se chama finderscope, é usada para encontrar o objeto que deve ser observado. Quando o alvo fica no finderscope, pode ser observado no telescópio principal.

Meteoritos

O polo astronômico tem pedaços de meteoritos. Este é o meteorito pallasito Brehnam, encontrado no Kansas, EUA, em 1882. Pallasito é um tipo de meteorito que possui uma quantidade aproximadamente igual de metais e rocha.

O meteorito metálico Campo Del Cielo, encontrado em 1576 na região de Gran Chaco Gualamba, Argentina. A grande maioria dos meteoritos metálicos contêm ferro e níquel.

O condrito Santa Vitória do Palmar, este foi encontrado em 2003 no Rio Grande do Sul, Brasil. Os condritos são a grande maioria dos meteoritos, são rochosos que contêm partículas de minerais chamadas de côndrulos.

O meteorito metálico Santa Catarina, encontrado em São Francisco do Sul, Brasil, em 1875.

Este é o tectito filipinito, achado em Paracale, Filipinas, em 2005. Tectitos são rochas feitas de silicato, formadas com alta temperatura e pressão devido ao impacto do meteorito. Quando chega na atmosfera, é resfriado e volta para a Terra.

O Muong Nong também é um tectito. Encontrado em Ubon Ratchathani, Tailândia, em 1998.

Neste polo astronômico também tem um planetário.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *