Alta energia, Alta velocidade, Climatologia, Mar e oceano, Meio ambiente

Como ciclones se formam?

Neste post, será explicada a formação de ciclones. Os ciclones têm diferentes nomes dependendo da região no mundo. Furacão nas Américas e tufão na Ásia. 

Formação de ciclones

Se formam nos oceanos, onde a pressão atmosférica é baixa, a temperatura é acima de 26ºC e a umidade acima de 70%. A água do oceano é evaporada e entra em contato com massa de ar frio.

O ar quente esfria ao subir na atmosfera e desce por ser mais denso. O vapor d’água que sobe fica mais frio e forma nuvens.

Cria-se uma coluna de baixa pressão e ventos de ar quente se formam e sobem na coluna de baixa pressão, enquanto o ar frio desce pelo meio da coluna. O efeito Coriolis faz os ventos se moverem em espiral.

A umidade e a evaporação da água alimentam o furacão, a velocidade dos ventos aumenta e células convectivas são formadas. As setas laranjas são o fluxo de ar quente e as setas azuis são fluxo de ar frio.

Os ciclones perdem força quando chegam no continente, pois deixam de ser alimentados pela evaporação e umidade. Devido à força de Coriolis, os ciclones no hemisfério norte giram em sentido anti-horário, enquanto no hemisférios sul, giram em sentido horário. Só podem ser formados a partir de 5º de latitude, pois esta força é nula no Equador.

O “olho” do ciclone é muito mais calmo, tem ventos com velocidade de no máximo 30 km/h. Isso porque os ventos se movem em círculos e a velocidade se concentra fora do “olho”. O ciclone pode durar muitos dias e tem vários quilômetros de extensão.

Força de Coriolis

O que é a força de Coriolis? É uma força inercial causada pela rotação da Terra que causa um desvio da trajetória de um objeto. A esfera preta se moveu em linha reta, mas em relação ao ponto laranja, a esfera fez uma curva.

Por quê esta força é nula no equador? Abaixo é a equação que calcula o vetor da força de Coriolis \vec{F}.

\vec{F}=-2m\cdot (\vec{v}\times \vec{\omega})

\vec{v} é o vetor da velocidade do objeto, m é a massa do objeto e \vec{\omega} é o vetor da velocidade angular da rotação da Terra paralelo ao eixo polar.

No equador, \vec{v} é paralelo à \vec{\omega}. Logo, o produto vetorial (\times) é zero quando o vento se move no sentido norte ou sul. Abaixo é a outra forma da equação.

f=\frac{F}{m}=2v\omega sen\theta

\theta é o ângulo da latitude. No equador, \theta é zero, portanto a força é nula.

Classificação

Ciclones são classificados pela escala Saffir-Simpson, considera a velocidade, pressão e a elevação do nível do mar.

categoria dos ciclones
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *