Energia, Energia renovável, Materiais, Mecânica, Sistema de potência

Tipos de barragem para hidroeletricidade

As barragens são importantes para muitas usinas hidrelétricas. Neste post, serão apresentados os vários tipos de barragem.

Barragem de gravidade

Resiste à pressão da água devido ao seu peso e tem pouca armação. São as mais comuns, exigem menor manutenção e podem ser construídas em muitos lugares. A desvantagem é que exigem muito concreto e uma fundação forte.

Barragem de gravidade aliviada


Este é o tipo usado na Itaipu, é uma versão econômica do tipo gravidade, tem espaços vazios no núcleo para economizar concreto. No entanto, precisa de um grande número de juntas de vedações.

Barragem em arco

São construídos em vales estreitos e a altura pode ser maior que a largura. Tem curvatura vertical e horizontal, usa a propriedade da compreensão do concreto e a maior parte da pressão hidráulica vai para as ombreiras, que são os lados da barragem em contato com a rocha.

A espessura deve seguir uma relação entre a base (b) e a altura (h).

  • Se a espessura for fina, \frac{b}{h}<0,2;
  • Se for de largura média, 0,2<\frac{b}{h}<0,3;
  • Se a espessura for grossa, \frac{b}{h}>0,3;

Este tipo também economiza concreto, porém a construção é mais complicada.

Barragem de enrocamento com face de concreto

É usado fragmentos de rocha e cascalho, deve ser construída sobre fundação de rocha dura e resistente à erosão. As vantagens são: Construção mais rápida, logística simplificada, estabilidade inerente à estrutura e instalar as fundações é mais fácil que a de gravidade. A principal desvantagem é que existe a possibilidade de trincar a face devido à acomodação do enrocamento.

Barragem de concreto estrutural com contrafortes

Apoiada em contrafortes. Este tipo tem menor área da base, exige melhor fundação devido ao aumento da compressão. Também é uma alternativa para economizar concreto e a altura pode passar de 100 metros. O projeto da estrutura é mais complexo e é necessário mais fôrmas para fazer os contrafortes.

Existem várias formas de contrafortes para este tipo de barragem.

 

 

 

About Pedro Ney Stroski

2 thoughts on “Tipos de barragem para hidroeletricidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *