Alta energia, Eventos, História, Luz, Notícia, Novas tecnologias, Partículas subatômicas

A inauguração do Sirius

Foi inaugurado na cidade de Campinas, Brasil, o Sirius. É um dos aceleradores de elétrons mais avançados do mundo.

Fonte: Jornal do Brasil

Apresentado como a maior instalação científica do país, este acelerador de elétrons – localizado em Campinas (SP) – ajudará, por exemplo, nas pesquisas que buscam combater doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer.

O síncrotron é uma fonte extremamente potente de feixes de luz produzidos pelos elétrons de alta energia que correm por um enorme anel de armazenamento. O de Sirius mede 518 metros e permitirá analisar em detalhe as micropartículas dos mais variados materiais orgânicos e inorgânicos.

Com o novo acelerador, uma pesquisa que atualmente demora dez horas usando os equipamentos mais avançados do mundo levaria apenas dez segundos.

Existe outro acelerador de partículas deste tipo no mundo: o MAX IV, situado na Suécia. Similar a um estádio de futebol, Sirius ocupará uma superfície de 68.000 metros quadrados.

Além dos progressos no campo da saúde, Sirius poderá contribuir para avanços no setor de energia, como a criação de baterias de maior duração, menores e com um custo mais baixo.

Baterias melhores devido aos resultados das pesquisas permitirão drones e robôs com maior autonomia. Até a indústria de carros elétricos pode se beneficiar.

Os feixes de luz começarão a circular a partir desta quarta-feira de forma experimental, mas os cientistas só poderão começar seus trabalhos no segundo semestre de 2019. Está previsto que a obra esteja completamente terminada em 2021.

Este vídeo mostra como deverá ficar quando estiver totalmente pronto.

Os elétrons são acelerados a uma velocidade próxima a da luz e fazem uma curva devido aos poderosos ímãs. Quando o elétron faz curva, perde energia e emite uma luz milhões de vezes mais brilhante que a luz solar. Mais detalhes do funcionamento do síncroton ficarão para um futuro post.

[WPGP gif_id=”10514″ width=”600″]

 

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *