Alta energia, Climatologia, Comunicações sem fio, Espaço, Luz, Magnetismo, Meio ambiente, Termodinâmica

Como se formam as erupções solares?

O assunto deste post são as erupções solares, o que são e como se formam. E como podem interferir nos sistemas atuais de telecomunicações.

O que são e como se formam?

As erupções solares são explosões de energia muito alta que geralmente ocorrem próximo de manchas solares. Que são as regiões mais escuras e frias na fotosfera.

Nas manchas solares, são formados intensos campos magnéticos. Estes campos armazenam energia e se contorcem, liberam energia devido ao efeito da reconexão magnética.

A reconexão magnética ocorre quando dois campos magnéticos de sentidos opostos se encontram, dois novos campos perpendiculares são formados liberando grande quantidade de energia.

[WPGP gif_id=”10687″ width=”600″]

Estes campos magnéticos são gerados pela zona convectiva do Sol, onde fluxos magnéticos são formados devido ao movimento do plasma.

Este fenômeno só é presente em plasmas. Emite elétrons, prótons e íons próximos da velocidade da luz e ondas eletromagnéticas em uma grande variedade de frequências, desde ondas de rádio até raios gama.

Categorias de erupções solares

As erupções solares são classificadas em cinco categorias de acordo com a intensidade de radiação na frequência de hidrogênio-alfa (Hα).

  • Tipo C: São pequenas e não afetam a Terra, tem fluxo de pico de 10^{-6} a 10^{-5} W/m^2;
  • Tipo M: De tamanho médio, atingem as regiões polares e podem suspender temporariamente a transmissão de rádio. Fluxo de pico é entre 10^{-5} e 10^{-4} W/m^2;
  • Tipo X: São as maiores, podem causar apagões de rádio no mundo inteiro e longas turbulências. Cujo fluxo de pico é maior que 10^{-4} W/m^2.

Existem as categorias A e B, que são menores que a C. O tipo B fica entre 10^{-6} e 10^{-7} W/m^2, enquanto o tipo A é menor que 10^{-7} W/m^2. Dentro de cada categoria tem uma escala linear, para comparar a intensidade das erupções de mesmo tipo. Por exemplo, M2 é dez vezes mais intenso que M1.

Como afetam as comunicações?

Embora a Terra tenha uma magnetosfera que protege contra grande parte da radiação, raios-X de alta energia das erupções solares podem causar danos aos astronautas e sistemas eletrônicos das naves espaciais. Os raios-X de energia mais baixa entram na ionosfera da Terra, aumentam a ionização desta camada atmosférica e interferem nos satélites de comunicações e GPS, podendo danificar seus chips e reduzir a vida útil dos satélites.

As erupções solares não podem ser confundidas por Ejeções de Massa Coronal (EMC), que serão assunto para outro post.

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

1 thought on “Como se formam as erupções solares?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *