Agricultura, Biologia, Climatologia, Meio ambiente

Nuvem de gafanhotos: Como é formada?

Uma nuvem de gafanhotos destrói plantações e pastagens que encontra pelo caminho, causando prejuízo econômico. Além disto, pode viajar longas distâncias.

Formação da nuvem de gafanhotos

As condições para a formação de uma nuvem de gafanhotos são:

  • Altas temperaturas.
  • Clima seco.
  • Redução da população de predadores naturais, devido ao uso incorreto de agrotóxicos e inseticidas.
  • Excassez de alimentos no local da formação da praga.

Os gafanhotos mudam de cor quando formam grandes grupos. Quando um toca constantemente nas pernas traseiras (hind legs) do outro, há um aumento na quantidade de serotonina (Serotonin) no sistema nervoso. 

O aumento da serotonina muda o comportamento de evitar outros gafanhotos, para ser atraído por outros membros da espécie. Também passa por várias mudanças fisiológicas e no metabolismo. Esta transformação inclui: Redução do tamanho das asas, hábitos diurnos, maior depósito de gordura, olhos e antenas menores, tato e paladar mais aguçados e, dieta mais abrangente. 

Formas diferentes da mesma espécie
Estes são a mesma espécie de Gafanhoto-do-deserto. Os da esquerda estão no modo solitário e à direita no modo enxame. Os de baixo são a forma adulta, enquanto de cima, a forma de ninfa. Fonte: (Simões, Ott e Niven, 2016).

Quando há escassez de alimentos, os gafanhotos se concentram em pequenas áreas com alimentos e são forçados a entrar em contato uns com os outros. Causando a transformação e a migração. Existem centenas de espécies conhecidas de gafanhotos, mas apenas uma minoria destrói plantações. 

Como combater uma nuvem de gafanhotos?

A principal medida para reduzir a população do enxame é o uso massivo de inseticidas. Que são lançados de veículos terrestres, aviões ou indivíduos a pé com roupa de proteção.

Modos de combater nuvem de gafanhotos
Fonte: BBC.

Recentemente, começou-se a usar drones para lançar inseticidas.

Drones contra nuvem de gafanhotos
Fonte: UAS vision.

Baixas temperaturas e predadores naturais também ajudam a dispersar o enxame. Plantações de monocultura facilitam o surgimento desta praga, pois há um campo aberto sem árvores, facilitando o deslocamento do enxame. Além da grande carga de agrotóxicos, que afasta ou elimina predadores naturais.  

Revertendo para o modo solitário

O gafanhoto no modo enxame, ou gregário, pode voltar para o modo solitário? Sim, se um gafanhoto gregário ficar isolado por tempo suficiente, ele volta para o modo solitário. Gafanhotos no modo gregário podem gerar descendentes que amadurecem no modo solitário, desde que estes fiquem em isolamento.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *