Automação, Comunicações sem fio, Internet, Mecânica quântica, Notícia, Novas tecnologias

Internet quântica com a ajuda de drones

Drones conseguiram transmitir fótons emaranhados a longa distância, possibilitando a construção de uma internet quântica.

Fonte: ScienceNews (Traduzido para o Português)

A internet quântica pode chegar a você via drone.

Cientistas usaram drones para transmitir partículas de luz ou fótons, que compartilham uma ligação quântica conhecida como emaranhamento. Os fótons foram enviados para duas localizações a 1 km de distância, pesquisadores da Universidade de Nanquim, na China, relataram em um estudo para publicar na Physical Review Letters.

Partículas quânticas emaranhadas podem manter suas propriedades interligadas mesmo quando são separadas por longas distâncias. Tal comportamento contraintuitivo pode ser aproveitado para permitir um novo tipo de comunicação. Eventualmente, cientistas pretendem construir uma internet quântica global que depende da transmissão de partículas quânticas para permitir comunicações ultraseguras, usando as partículas para criar códigos secretos para criptografar mensagens. Uma internet quântica poderia permitir computadores quânticos distantes trabalharem juntos, ou realizar experimentos que testem os limites da mecânica quântica.

Quando duas partículas estão emaranhadas, ao saber o spin, uma grandeza vetorial, de uma partícula, é possível saber o spin de outra. 

Redes quânticas feitas com cabos de fibra ótica já estão sendo usados. E um satélite quântico pode transmitir fótons por toda a China. Drones podem servir como outra tecnologia para tais redes, com a vantagem de serem móveis e relativamente rápido e barato de implementar.

Os pesquisadores usaram dois drones para transmitir os fótons. Um drone criou um par de partículas emaranhadas, enviando uma para a estação em terra, enquanto envia outra para o segundo drone. Esta máquina transmite a partícula que recebeu para a segunda estação a quilômetros de distância da primeira. No futuro, frotas de drones poderiam trabalhar juntos para enviar partículas emaranhadas para destinatários em vários locais.

Para transmitirem sinais de internet, os drones precisam ficar a maior parte do tempo no solo, para não gastar muita energia voando. Estes drones também deverão ter um sistema para recarregar as baterias. Para evitar que a internet quântica caia por causa de um drone.

drones e a internet quântica
Imagem ilustrativa dos drones formando uma rede de comunicação. Mesma fonte da notícia.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *