Automação, Espaço, Exploração, Notícia

Problemas técnicos no Ingenuity

O sensor de inclinação do helicóptero Ingenuity, da missão Mars 2020 da Nasa, parou de funcionar. Mas já existe uma solução para este problema.

Mais informações sobre o Ingenuity e vídeo do primeiro voo estão no link a seguir.

Helicóptero Ingenuity voa em MarteClique aqui

Fonte: Phys.org (Traduzido para o Português)

O helicóptero Ingenuity da NASA sofreu uma falha no sensor, de acordo com Håvard Grip, o piloto-chefe do projeto. Em uma postagem recente no blog da NASA Science, ele descreveu alguns dos desafios que o pequeno robô está experimentando no ambiente hostil e também notou que devido à falha no sensor, é necessário um patch de computador.

Um patch é uma atualização no software para corrigir erros e melhorar o desempenho do programa.

O Ingenuity está em Marte desde Fevereiro de 2021, junto com o rover Perseverance. Desde então, voou 28 vezes, muito mais do que o planejado. A tarefa inicial era determinar se um helicóptero podia voar em Marte. Ingenuity mostrou que sim e muito mais. As atuais missões envolvem pesquisar a paisagem ao redor do Perseverance, ajudando-o a traçar o curso.

Mas o ambiente hostil de Marte impôs desafios para o pequeno helicóptero e para a tripulação trabalhando para mantê-lo voando. Primeiro, de acordo com Grip, como não se esperava que o helicóptero durasse tanto tempo, medidas não foram tomadas para garantir que tenha energia suficiente do Sol durante o curto inverno marciano. Portanto, teve que ser desligado à noite. Expondo-o a temperaturas baixas de -80ºC, que pode danificar a parte eletrônica. E a constante mudança de temperaturas extremas também pode causar danos. O helicóptero, assim como todos os veículos enviados para Marte, tem que lidar com a poeira constante, que é muito mais prevalente no inverno.

Ingenuity se saiu muito bem apesar destas condições, notou Grip. Porém, um sensor chamado inclinômetro parou de funcionar. Enquanto não era necessário para o voo, era necessário para orientar o helicóptero antes da decolagem. Grip notou que a equipe que projetou o Ingenuity considerou esta possibilidade e desenvolveu um patch para resolver o problema antes do helicóptero chegar à Marte. O patch usa informações de outros sensores e essencialmente engana o helicóptero, fazendo-o pensar que está recebendo dados do inclinômetro. O patch será enviado e instalado em breve e espera-se que o Ingenuity volte a voar logo em seguida.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *