Espaço, Exploração, Luz, Notícia

Imagem da galáxia Cartwheel pelo James Webb

Mais uma bela imagem obtida pelo telescópio espacial James Webb. Desta vez é da gálaxia Cartwheel, ou galáxia da roda.

Informações sobre o James WebbClique aqui

Fonte: CNET (Traduzido para o Português)

A Agência Espacial Europeia disse que a galáxia a 500 milhões de anos-luz era envolta em poeira e mistério. Mas o Webb revelou novas informações sobre suas estrelas, composição e o futuro.

A forma da galáxia Cartwheel foi criada por uma colisão entre uma galáxia grande em espiral e uma galáxia menor, aproximadamente a 200 milhões de anos atrás.

“As observações do Webb ressaltam que a Cartwheel está em um estágio transitório”, afirmou a NASA. “A galáxia, que presumidamente era uma espiral normal como a Via Láctea antes da colisão, continua se transformando.

A Cartwheel é um viveiro de estrelas bebês. “O núcleo brilhante contém uma tremenda quantidade de poeira quente, com as áreas mais brilhantes sendo o lar de aglomerados gigantes de estrelas jovens”, disse a NASA em uma declaração na terça-feira. “Por outro lado, o anel externo, que se expandiu por cerca de 440 milhões de anos, é dominado por formações de estrelas e supernovas.”

galáxia cartwheel vista por James Webb
A galáxia Cartwheel vista por James Webb, usando a câmera de infravermelho próximo (NIRCam) e o instrumento de infravermelho médio (MIRI). Mesma fonte da notícia.
galáxia Cartwheel só com o MIRI
A mesma galáxia vista apenas com o MIRI. Fonte: NASA.
galáxia cartwheel vista pelo Hubble
A galáxia vista pelo Hubble. Fonte: Sci-News.
Vista pelo telescópio de raios-X Chandra. Fonte: SciTechDaily.

Os novos dados da Cartwheel revelam informações sobre a idade das estrelas na galáxia e detalhes sobre a poeira que compõe os “raios” da roda. O Webb notou poeira de silicato na região, um tipo difundido na Terra.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *