Espaço, Exploração, História, Notícia

O lançamento do HAKUTO-R M1

O HAKUTO-R M1 é um módulo lunar construído pela empresa privada japonesa ispace. Foi lançado pelo foguete Falcon 9 da SpaceX.

Fonte: Spacenews (Traduzido para o Português)

Uma nova era de missões lunares comerciais começou no dia 11 de Dezembro, com o lançamento de um módulo japonês pelo Falcon 9, que também lançou um cubesat da NASA.

O Falcon 9 da SpaceX decolou do complexo de lançamento espacial 40, no Cabo Canaveral, às 02:38 da manhã no horário local. O primeiro estágio do foguete, voando pela quinta vez, pousou na zona de pouso 1 da empresa no Cabo Canaveral oito minutos após o lançamento.

O lançamento, anteriormente agendado para o final de Novembro, foi adiado por quase duas semanas devido à problemas não especificados com o Falcon 9. O lançamento anterior do Falcon 9, transportando 40 satélites OneWeb em 8 de Dezembro, também sofreu atrasos, embora não esteja claro se os atrasos estão relacionados.

O segundo estágio do foguete, após a segunda queima, lançou a espaçonave HAKUTO-R M1 da empresa japonesa ispace, 47 minutos depois da decolagem. A espaçonave voará em uma trajetória de baixa energia para a Lua, que levará o módulo para o local de pouso em aproximadamente cinco meses. 

O HAKUTO-R M1 tentará um pouso suave na Cratera Atlas, localizada no limite do Mare Frigoris, no quadrante nordeste do lado visível da Lua. Primariamente, a ispace considera o HAKUTO-R M1 como um teste de voo com demonstrações de tecnologia e cargas promocionais a bordo, incluindo o rover lunar Rashid do Emirados Árabes Unidos (EAU). Um segundo módulo lunar M2 está marcado para lançamento não antes de 2024.

Cratera Atlas para pouso do HAKUTO-R M1
Esta é cratera Atlas. Fonte: Wikiwand.
mapa do lado visível da Lua
O lado visível da Lua com os nomes dos locais. Fonte: physics.
rover Rashid
O rover Rashid do EAU, que está dentro do HAKUTO-R M1. Fonte: Middleeast business.

O HAKUTO-R M1 iniciou 12 anos atrás como uma equipe do Google Lunar X Prize, uma competição da Fundação X Prize para estimular o desenvolvimento de módulos lunares comerciais. “Na época do X Prize, eu pensei que poderíamos lançar em três ou cinco anos depois que começamos”, lembrou Takeshi Hakamada, fundador e chefe executivo da ispace, em uma entrevista antes do lançamento. “Porém, foi necessário gastar todo este tempo.”

Apenas EUA, China e a antiga União Soviética fizeram um pouso suave na Lua com sucesso. Em 2019, a Beresheet, um módulo israelense com financiamento privado, caiu tentando pousar na Lua. Meses depois, houve o fracasso da espaçonave Chandrayaan-2 da agência espacial indiana ISRO.

“Do ponto de vista de projeto, fizemos tudo que podíamos para garantir um pouso bem sucedido”, disse Hakamada, incluindo revisões externas da espaçonave. “Nós temos confiança no pouso.”

Esta confiança vem em parte, segundo ele, do trabalho com a Draper, que forneceu um software de orientação, navegação e controle. “A falha de outros módulos no passado sempre foi na fase de pouso. Trabalhando com a Draper, nos dá alta confiança no pouso.”

montagem do HAKUTO-R M1
O M1 sendo montado no Centro Espacial IABG GmbH, na Alemanha. Fonte: Parabolic Arc.
HAKUTO-R M1
Uma ilustração artística do módulo lunar HAKUTO-R M1. Fonte: Chron.

Hakamada disse que já está trabalhando no módulo M2 da ispace, que será similar ao M1. “Nós temos muitos aprimoramentos para este módulo baseado no desenvolvimento do M1. Temos certeza que faremos uma missão melhor para M2.”

O lançamento do HAKUTO-R M1 marca o início de uma nova onda de missões comerciais lunares. Duas empresas americanas, Astrobotic e Intuitive Machines, estão planejando os lançamentos dos seus primeiros módulos lunares para o início de 2023. Ambas as empresas estão transportando cargas úteis para o programa de Serviço Comercial de Cargas Lunares (CLPS) da NASA e para outros clientes estatais e comerciais.

A Draper e a Firefly também têm prêmios CLPS para missões lunares comerciais. A missão da Draper usará um módulo desenvolvido pelo escritório da ispace nos EUA, significantemente maior do que os HAKUTO-Rs.

No lançamento, também estava o Lunar Flashlight, um cubesat desenvolvido pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, se separou do estágio superior do Falcon 9 seis minutos depois do HAKUTO-R M1. O cubesat fará uma órbita altamente elíptica que levará até 15 quilômetros sobre a superfície do polo Sul, permitindo-o lançar lasers nas crateras para procurar evidências de gelo.

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *