Climatologia, Espaço, Exploração, Notícia

O início da missão JUICE

A JUICE é uma longa missão da Agência Espacial Europeia (ESA), para explorar Júpiter e três das suas maiores luas: Ganímedes, Calisto e Europa.

Fonte: Space.com (Traduzido para o Português)

A espaçonave orbitará o gigante gasoso ao mesmo tempo que a Europa Clipper da NASA, que examinará a habitabilidade de Europa, lua de Júpiter. Aproximadamente, quatro anos após a chegada ao sistema de Júpiter, JUICE entrará na órbita da maior lua do gigante gasoso, Ganímedes, para conduzir a exploração extensiva deste corpo, que é maior que Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar.

lançamento de JUICE
A JUICE foi lançada em um foguete Ariane 5, no Centro Espacial de Kourou, Guiana Francesa. Fonte: Space.com.
sonda JUICE
A sonda JUICE. A imagem vem da mesma fonte da notícia.

A importância de JUICE

Apenas duas espaçonaves foram para a órbita de Júpiter: a sonda Galileu, que estudou o gigante gasoso entre 1995 e 2003, e Juno, que circula o planeta desde 2016.

A missão Galileu encontrou evidências de que um oceano líquido pode existir debaixo da crosta de gelo de Europa, Ganímedes e possivelmente Calisto. A missão descobriu que Ganímedes tem seu próprio campo magnético, a única lua conhecida a ter um e, que as tempestades na atmosfera de Júpiter podem ser maiores que na Terra.

Juno revelou muitos detalhes sobre estas tempestades e descobriu que a camada do clima atmosférico do planeta se estende além das nuvens visíveis. Esta missão também descobriu que um núcleo de metais pesados diluídos pode estar dentro do gigante gasoso.

Ainda assim, muitas questões sobre Júpiter permanecem sem resposta, especialmente em relação ao potencial destes corpos de abrigar vida. A JUICE e a Europa Clipper vão aprofundar o nosso entendimento do sistema de Júpiter e talvez, preparar o caminho para uma missão com pouso em Europa.

Missão JUICE
A linha do tempo da missão JUICE, o caminho em marrom é a trajetória da JUICE (JUICE’S JOURNEY). A sonda passará por Vênus, voltará para a Terra e chegará a Júpiter em Julho de 2031. A missão vai acabar em Setembro de 2035. Fonte: ESA.

O que a JUICE vai fazer?

A Europa Clipper da NASA estará orbitando Júpiter quando JUICE chegar, fazendo mergulhos regulares tão perto quanto algumas dezenas de quilômetros da superfície de Europa. A JUICE vai se concentrar na Ganímedes e na menos explorada Calisto.

Fará dois sobrevoos em Europa, chegando a 400 km da superfície coberta de gelo durante estas excursões, segundo o kit de lançamento da JUICE, da ESA. Europa orbita Júpiter a uma distância de 671.000 km, quase o dobro da distância Terra-Lua. Porém, considerando o tamanho e o campo magnético poderoso de Júpiter, qualquer espaçonave sobreviveria apenas alguns meses, na melhor das hipóteses, caso ficasse próximo do planeta. A Europa Clipper da NASA também fará aproximação de sobrevoo para explorar esta lua, fazendo breves visitas para estudar a lua gelada e o ambiente ao redor.

A JUICE realizará 21 sobrevoos em Calisto, a mais distante das quatro luas, chegando a 200 km da superfície. Orbitando a 1,9 milhões de km de Júpiter. Calisto é um mundo muito diferente de Europa, onde se acredita ter plumas de água esguichando através da crosta de gelo. Do tamanho de Mercúrio, Calisto é a segunda maior lua de Júpiter e tem uma superfície cheia de crateras, a qual os cientistas acreditam ser a mais antiga do Sistema Solar. Os cientistas não têm certeza se Calisto possui um oceano debaixo da superfície como em Europa e Ganímedes. Muito provavelmente, JUICE responderá esta questão.

Antes de entrar na órbita de Ganímedes, a JUICE fará 12 sobrevoos na lua, dentro de 250 milhas (402 km) do corpo magneticamente ativo, segundo o kit de lançamento da ESA. Ganímedes fica entre as órbitas de Europa e Calisto, a 1,07 milhões de km de Júpiter. Cientistas acreditam que a lua gigante tem muito menos probabilidade de abrigar vida do que Europa. Porém, há uma pequena chance que JUICE possa encontrar uma surpresa.

instrumentos da JUICE
Fonte: Yahoo.

Segundo a notícia, a sonda JUICE vai confirmar a existência dos oceanos nas luas, procurar entender porque Calisto tem seu próprio campo magnético e observar a mudança de forma das luas devido à gravidade de Júpiter. Também, irá medir a temperatura e a velocidade dos ventos na atmosfera de Júpiter, para obter novas informações sobre o clima. Além de detectar a composição química do planeta com mais precisão.

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *