Conceitos básicos, Energia, Magnetismo, Motores, Museus, Visitas

Museu WEG de ciência e tecnologia (Parte 1)

O museu WEG de ciência e tecnologia fica na cidade de Jaruguá do Sul, no estado de Santa Catarina, Brasil. Nesta cidade também fica a sede da WEG.

Sobre a WEG

A WEG é uma empresa que fabrica máquinas elétricas e transformadores, está presente em vários países. O nome vem das iniciais do eletricista Werner Ricardo Voigt, do administrador Eggon João da Silva e do mecânico Geraldo Werninghaus.

Experimentos de eletricidade

Na primeira parte do museu WEG, tem máquinas e experimentos que mostram conceitos básicos de eletricidade.

Este é um eletroscópio, quando um corpo eletricamente carregado se aproxima da esfera, as lâminas dentro do vidro se movem.

Este é um gerador Van de Graaf, pode soltar faíscas devido à alta tensão. O funcionamento será assunto para outro post.

Este gerador Van de Graaf gera alta tensão em um recipiente que permite visualizar as linhas de campo elétrico.

Circuitos com lâmpadas em série e paralelo respectivamente.

Esta máquina permite a visualização de campos magnéticos de 2 ímãs permanentes, observando as agulhas das bússolas. O campo magnético é fechado, enquanto o campo elétrico é aberto.

Os ímãs movidos por motores de passo ficam embaixo das bússolas.

Estes são eletroímãs, apertando o botão atrai a peça metálica. Quanto maior a corrente e o número de espiras, mais forte é o campo magnético. Um núcleo de ferro também aumenta a intensidade do campo.

Este experimento tem um ímã dentro da bobina movido por um servomotor. Mostra que variando o campo magnético dentro de uma bobina produz uma corrente elétrica induzida, a intensidade é diretamente proporcional à velocidade de variação.

Este circuito demonstra que a corrente elétrica gera campo magnético.

Este experimento tem bússolas dentro de uma bobina. Mostra o campo magnético no interior da bobina.

Esta experiência mostra como o transformador funciona.

Máquinas elétricas

Esta é uma bicicleta geradora de energia elétrica, quando você pedala, o rádio toca.

Esta é uma bicicleta elétrica para crianças de até 10 anos.

Este é um alternador síncrono modelo AG10 250 250SI30 em corte.

Este é o primeiro gerador fabricado por Werner Ricardo Voigt, em 1958.

Este é um transformador a óleo.

Este é um transformador a seco. Não precisa de líquidos refrigerantes e não gera vapores, porém é mais caro. Explicarei com mais detalhes em um futuro post.

Um motor elétrico em corte fabricado pela WEG.

Na próxima parte do museu WEG, mostrarei o processo de fabricação dos motores e a história das máquinas elétricas.

 

About Pedro Ney Stroski

5 thoughts on “Museu WEG de ciência e tecnologia (Parte 1)

  1. Bom dia, Dr. Pedro Ney,
    Parabéns pela excelente matéria. Dá vontade de ir à Santa Catarina para conhecer o museu WEG e olha que eu nem gosto de viajar. Tenho medo de avião, mas pela perfeita descrição das máquinas e experimentos estou me sentindo compelida a superar o medo. Muito agradecida por nos presentear com os seus magníficos conhecimentos.

    1. Bom dia, Diana
      Obrigado. No final do ano passado, visitei vários municípios do leste de Santa Catarina. Tem muitas coisas legais de ver além de Florianópolis e Beto Carrero.

      1. Dr. Pedro Ney, bom dia!
        Muito agradecida pelo carinho da sua resposta. Quando eu conseguir superar o medo de avião irei conhecer as cidades tão lindas existentes em nosso país. Tenho que decidir rápido, pois estou ficando velha kkkkkkk e o meu tempo de validade chegando ao fim kkkkkkk. Se eu fosse máquina já estaria residindo em algum museu kkkkkkk.
        Que Deus abençoe você em todos os dias aperfeiçoando os seus conhecimentos cada vez mais.

  2. Olá, Eng Pedro, sou aluno na FATEC Osasco de SP e estou fazendo um projeto de tcc. Uma bancada didática com um motor trifásico apresentado em corte como o apresentado no museu da WEG. A questão que o meu tem que funcionar. Vc sabe pode me orientar como fazer o fechamento das bobinas deste motor uma vez que uma parte das espiras será retirada. Este meu trabalho será doado para instituição para integrar as aulas de comandos elétricos.

    1. Se você tirar uma parte das bobinas de uma fase para fazer o corte, como mostrado neste post, o campo magnético que gira o rotor ficará distorcido. O rotor do motor de indução não vai girar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *