Espaço, Exploração, Instrumentação, Luz, Notícia

ESA lançará novo telescópio espacial CHEOPS

A Agência Espacial Europeia (ESA) está prestes a lançar o telescópio CHEOPS (Characterising Exoplanets Satellite) para estudar exoplanetas.  

Fonte: MIT Technology Review (Traduzido para o Português)

O que é? O CHEOPS (Satélite de Caracterização de Exoplanetas) é um pequeno telescópio espacial projetado para investigar exoplanetas maiores que a Terra e menores que Netuno. Será encarregado de medir os tamanhos de exoplanetas conhecidos cujas estimativas de massa já foram determinadas com instrumentos terrestres. Conhecendo os números de massa e volume, os cientistas devem ser capazes de determinar a densidade desses planetas.

Como funciona? Vai estudar os alvos quando transitam na frente de suas estrelas, monitorando a variação do brilho das estrelas para determinar o tamanho. O plano é conduzir várias observações nos planetas alvos, especialmente naqueles que acredita-se serem potencialmente habitáveis.

Por quê é importante? Sabendo a densidade do planeta, há a possibilidade de revelar algumas coisas importantes sobre se pode ser habitável. Primeiro, nos permite saber se o planeta é rochoso ou gasoso. Segundo, se tem uma atmosfera no planeta, a densidade pode nos dizer que tipo de atmosfera é e a espessura. Isto é, se possui um tipo de camada protetora necessária para manter a superfície quente e aconchegante para a vida. Embora não garanta que sobreviva na superfície, certamente aumenta as chances.

Quando o CHEOPS será lançado?

O lançamento devia ser hoje, na terça-feira ás 9:45 no horário da Europa Central, 5:45 no horário de Brasília. Porém, de acordo com o site de notícias Cnet, houve um erro de software e tiveram que adiar para quarta-feira ás 3:30 no horário da costa leste dos EUA, 5:30 no horário de Brasília.

Outras informações

CHEOPS
Representação artística do CHEOPS. Fonte: Spaceflight now.

O CHEOPS será lançado na base de Kourou, na Guiana Francesa.

Fonte: ESA

O foguete é o Soyuz-Fregat de 4 estágios, e o CHEOPS ficará a 700 km de altitude em uma órbita heliossíncrona, que passa pelos polos Norte e Sul da Terra.

O lançamento será mostrado ao vivo, no site da ESA.

 

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *