Automação, Comunicações sem fio, Espaço, Exploração, Geologia, Notícia

As sondas que chegam a Marte em Fevereiro

Este mês será interessante para a exploração espacial. 3 sondas de países diferentes chegam a Marte. Cada uma das missões é descrita neste post.

Perseverance (EUA)

O Rover Perseverance está previsto para chegar no Planeta Vermelho no dia 18 de Fevereiro. Vai investigar se houve vida no passado e leva o helicóptero Ingenuity para demonstração de tecnologia. 

Ingenuity

Mais informações sobre esta missão, clique no botão a seguir.

Missão Mars 2020Clique aqui

Tianwen-1 (China)

Tianwen-1
Fonte: Tablety.pl.

A primeira missão da China para Marte, foi lançada em 23 de Julho de 2020 e entrou na órbita de Marte no dia 10 de Fevereiro deste ano. Além da nave em órbita, possui um módulo de pouso e um rover.

Representação artística da Tianwen-1 em Marte
Representação artística da Tianwen-1. Fonte: Forsige.

Fonte: Nature Astronomy (Traduzido para o Português)

O orbitador fornecerá um canal de comunicação para o rover, enquanto faz suas próprias observações científicas por um ano marciano. Percorrerá uma órbita polar elíptica (265 km x 12.000 km). O módulo de pouso fará um pouso suave na superfície marciana dentro de 2 a 3 meses após a chegada da espaçonave, o local de pouso provável é Utopia Planitia. O rover de 240 kg, alimentado por energia solar, é quase duas vezes mais pesado que os rovers lunares Yutu, espera-se que fique em operação por 90 dias marcianos. 

A principal tarefa da Tianwen-1 é realizar um levantamento global e extensivo de todo o planeta usando o orbitador e enviar o rover para os locais de interesse cientifico, para conduzir investigações detalhadas com altas precisão e resolução. Os objetivos científicos da Tianwen-1 incluem:

  • Mapear a estrutura morfológica e geológica.
  • Investigar as características do solo e a distribuição água-gelo.
  • Analisar a composição da superfície.
  • Medir a ionosfera e as características do clima marciano e o ambiente na superfície.
  • Detectar os campos físicos (eletromagnético e gravitacional) e a estrutura interna de Marte.

Há 13 cargas úteis na missão Tianwen-1. Os setes instrumentos a bordo do orbitador são compostos de 2 câmeras, radar de exploração subsuperficial, espectrômetro de mineralogia marciana, magnetômetro, analisador de íons e partículas neutras e, um analisador de partículas energéticas. Os 6 instrumentos instalados no rover são a câmera multiespectral, câmera para o terreno, radar de exploração subsuperficial, detector de composição da superfície, detector de campo magnético e monitor de meteorologia.

Hope/Al-Amal (EAU)

Esta sonda chegou na órbita de Marte no dia 9 de Fevereiro. Sua missão é estudar a atmosfera por um ano marciano (687 dias terrestres). Para mais informações sobre a Hope, clique no link abaixo.

HopeClique aqui

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *