Automação, Notícia, Novas tecnologias

Robô humanoide acrobata

O MIT construiu um novo robô humanoide que pode fazer movimentos acrobáticos.

Fonte: TechXplore (Traduzido para o Português)

Criar robôs que podem fazer movimentos acrobáticos como cambalhotas ou pulos giratórios pode ser desafiador. Tipicamente, estes robôs requerem projetos sofisticados de hardware, planejador de movimento e algoritmos de controle.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade de Massachusetts Amherst, projetaram recentemente um novo robô humanoide apoiado por um planejador de movimento cinético-dinâmico ciente de atuador e um controlador de aterrisagem. Este projeto, apresentado em um paper pré-publicado na arXiv, pode permitir robôs humanoides fazerem cambalhotas e outros movimentos acrobáticos.

“Neste trabalho, nós tentamos fazer um algoritmo de controle realista para um robô humanoide fazer movimentos acrobáticos como cambalhotas, pulos giratórios e pulo sobre um obstáculo”, disse a TechXplore, Donghyun Kim, um dos pesquisadores que desenvolveu o software e o controlador do robô. “Para fazer isto, primeiro nós identificamos experimentalmente o desempenho do atuador e representamos as limitações primárias no nosso planejador de movimento”.

A Boston Dynamics já tem robôs que fazem acrobacias e outros movimentos impressionantes. Os vídeos são de 2017 e 2019 respectivamente.

Para fazer comportamentos altamente dinâmicos, robôs precisam usar os atuadores de forma eficiente. No entanto, a maioria dos projetos de robôs não abordam totalmente os desafios relacionados ao hardware e aspectos como a queda de tensão que pode ocorrer durante movimentos de alto torque/velocidade.

Kim e seus colegas desenvolveram um novo método que pode lidar com as restrições associadas com comportamentos altamente dinâmicos do robô durante o planejamento de movimento e controle. Combinado com o projeto proposto de robô humanoide, este método pode permitir movimentos mais dinâmicos como acrobacias.

“A diferença mais notável entre o novo robô humanoide que nós desenvolvemos e outros robôs humanoides desenvolvidos no passado, seria os atuadores”, disse Kim. “Tecnologia de atuadores melhoraram dramaticamente e nós demonstramos o excelente desempenho nos robôs quadrúpedes, MIT Cheetah 1, 2, 3 e robôs mini-cheetah. A mesma tecnologia de atuadores será usada no novo robô humanoide, representada por um controle de torque altamente retrovisor, rápido e preciso e por um fator de forma compacto e robusto.

Mini cheetah
O mini-cheetah do MIT. Fonte: Flipboard.

Em contraste com outros robôs humanoides construídos no passado, o novo robô projetado por um dos pesquisadores da equipe, Sangbae Kim, é extremamente dinâmico e eficiente. Permitindo que ele conclua tarefas mais exigentes e complexas.

robô humanoide do MIT
O novo robô humanoide do MIT. Mesma fonte da notícia.

Kim e seus colegas testaram o projeto de robô, o planejador de movimento e o controlador de aterrissagem em simulações realistas. Suas descobertas são promissoras, como eles mostraram que o robô humanoide do MIT pode ser capaz de fazer uma variedade de movimentos acrobáticos, incluindo cambalhotas para trás, para frente e pulos giratórios.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *