Agricultura, Biologia, Espaço, Experiências, Notícia

Cultivo de arroz no Wentian

Um experimento no módulo Wentian, da estação espacial chinesa, produziu mudas de arroz. Abrindo a possibilidade de produção de alimentos no espaço.

Fonte: ANN (Traduzido para o Português)

Astronautas chineses cultivaram com sucesso mudas de arroz a bordo da estação espacial Tiangong, e este experimento pode fornecer informações importantes sobre como os astronautas podem cultivar comida para as missões espaciais de longo prazo, disseram os especialistas na segunda-feira.

Embora já tenha havido outros experimentos com arroz no espaço, este sendo conduzido na Tiangong é o primeiro do tipo que visa produzir o ciclo completo da planta, que começa com uma semente e termina com uma planta madura produzindo novas sementes.

O Wentian foi lançado em 24 de Julho, mais informações sobre este módulo estão no link abaixo.

O lançamento do WentianClique aqui

Zhao Liping, pesquisadora do Centro de Ciência e Tecnologia para a Utilização do Espaço da Academia Chinesa de Ciências, afirmou que as cargas experimentais estão funcionando sem problemas, os 3 astronautas estão conduzindo os experimentos e testando de acordo com o plano.

Desde que o experimento do arroz começou em 29 de Julho, as mudas da variedade de arroz de rebento alto alcançaram 30 centímetros de altura e as mudas da variedade anã de arroz, chamadas de Xiao Wei, cresceram por volta de 5 cm, disse Zheng Huiqiong, pesquisadora do Centro de Excelência em Ciência Moleculares de Plantas da Academia Chinesa de Ciências.

“As mudas de arroz estão crescendo muito bem”, afirmou Zheng, adicionando que o experimento também contém mudas de Arabidopsis thaliana, uma pequena planta com flores da família da mostarda, usada para os cientistas estudarem as mutações.

Os astronautas continuarão monitorando as plantas. Se o experimento for bem sucedido, eles coletarão as sementes recentemente produzidas e as levarão de volta à Terra para mais estudos, acrescentou Zheng.

“Nós queremos investigar como a microgravidade pode afetar o florescimento das plantas no nível molecular e se é possível usar o ambiente de microgravidade para controlar o processo relacionado”, disse ela. O florescimento é uma etapa crucial para o desenvolvimento reprodutivo da planta.

Desde a década de 1980, a China levou sementes de arroz e de outras culturas para o espaço, para sofrerem mutações e produzirem melhor rendimento quando forem plantadas na Terra. Mas crescer arroz em órbita é um desafio diferente, devido às condições severas do espaço, como microgravidade, raios cósmicos de alta energia e falta de ar.

O arroz tem sido o alimento básico para astronautas desde os primeiros dias da exploração espacial. Astronautas dos EUA a bordo da missão Apollo 11, os quais foram os primeiros humanos a pousarem na Lua em Julho de 1969, comeram frango liofilizado e arroz durante a viagem espacial.

“Mas se nós quisermos explorar Marte, trazer comida da Terra não é o suficiente para a longa missão dos astronautas. Nós temos que encontrar uma fonte sustentável de alimentos para a exploração espacial a longo prazo”, disse Zheng.

Crescimento das plantas na Wentian
Crescimento do arroz em microgravidade, clique na imagem para ampliá-la. Fonte: Global Times.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

1 thought on “Cultivo de arroz no Wentian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *