Espaço, Experiências, Notícia

O lançamento do Mengtian

Foi lançado nesta segunda-feira, o último principal módulo da estação espacial chinesa Tiangong, o laboratório espacial Mengtian.

Os links a seguir acessam os posts sobre os outros módulos.

WentianClique aqui

TianheClique aqui

Tianzhou 4Clique aqui

Fonte: China Daily (Traduzido para o Português)

O transportador do módulo, o foguete pesado Longa Marcha 5B, lançou às 15:37 hs,, no Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na província de Hainan.

Depois de voar por mais de 8 minutos, o foguete colocou o módulo na órbita baixa da Terra aproximadamente a 400 km de altitude, onde viaja a Tiangong.

Nas próximas horas, O Mengtian se encontrará e atracará com o módulo central Tianhe, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China.

O Mengtian foi transportado para Wenchang por navio, no começo de Agosto. Passou por verificações de função e pré-lançamento nos últimos três meses no centro de lançamento. O módulo recebeu combustível no início deste mês.

Sobre o Mengtian

O laboratório tem 17,9 metros de comprimento, 4,2 metros de diâmetro e pesa mais de 23 toneladas, segundo os projetistas da Academia de Tecnologia de Voos Espaciais de Shangai.

“Há 13 gabinetes científicos dentro da nave para armazenar equipamentos científicos. Também carrega 37 adaptadores de carga útil extraveicular para realizar os experimentos necessários para a exposição ao ambiente espacial, aos raios cósmicos, ao vácuo e aos ventos solares”, segundo Gan Keli, gerente de projeto do Mengtian da academia de Shangai.

Gan observou que o equipamento científico a bordo será usado para estudos em microgravidade e para fazer experimentos em física dos fluidos, ciência dos materiais, ciência das combustões e física fundamental.

As seções e os componentes do módulo. O Mengtian completa a forma em T da estação espacial. Fonte: Everyday astronaut.

Liu Guoning, projetista-chefe adjunto do sistema de gabinete científico do Centro de Tecnologia e Engenharia da Academia Chinesa de Ciências para Utilização do Espaço, disse que os experimentos científicos dentro da Mengtian permitirão aos cientistas conduzirem estudos de ponta e obterem resultados de classe mundial.

Os resultados dos experimentos podem impulsionar as aplicações e a transferência de ciência espacial avançada para outros campos de pesquisa, segundo Liu.

“Por enquanto, nós organizamos cerca de 40 experimentos nas oito cabines e serão realizados gradualmente de acordo com o plano geral”, disse o cientista.

Liu afirmou que três experimentos dentro do Mengtian envolverão cooperação com pesquisadores da Agência Espacial Europeia e eles ajudarão a elevar o status da Tiangong na comunidade científica internacional.

A Tiangong completa.
Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *