Eletrônica, Instrumentação, Processamento digital de sinais

Medidor de pH: como funciona?

Atendendo a pedidos, o assunto de hoje é o funcionamento do medidor de pH ou pHmetro. Um instrumento eletrônico que mede a acidez e a alcalinidade.

Para saber o que é o pH e sua importância no equilíbrio ambiental, clique no link a seguir.

pH: definição e importânciaClique aqui

Como funciona o medidor de pH?

São usadas 2 sondas, uma de referência e outra de medição. A sonda de medição é feita de vidro com um pequeno bulbo no fundo, que fica em contato com a solução a ser medida.

O bulbo é feito de uma fina membrana de vidro que é permeável aos íons hidrogênio (H^{+}). Dentro do tubo de vidro há um eletrodo de prata (Silver wire), revestido com cloreto de prata (AgCl) e uma solução de cloreto de potássio (KCl), cujo pH constante é 7.

bulbo de vidro
Fonte: Wonkee Donkee.
Dentro do tubo do medidor de pH
Quando a sonda é imersa na solução, uma fina camada de gel hidratada (Gel layer) é formada nos dois lados da membrana fina no bulbo (Glass membrane). Fonte: Stack Exchange.
íons hidrogênio
Se a solução é ácida (pH abaixo de 7), haverá mais íons H^{+} na solução medida do que na substância buffer dentro do vidro. Caso a solução seja alcalina ou básica (pH acima de 7), haverá maior concentração de íons H^{+} dentro da sonda do que fora. Esta diferença de concentração de íons cria uma diferença de potencial. Fonte: AtlasScientific.

Quando há uma diferença de concentração, há uma troca de íons entre a solução e as camadas de gel interna e externa. Os íons H^{+} da solução de maior concentração vão para a membrana de vidro, substituindo alguns íons de lítio (Li^{+}) ou sódio (Na^{+}) e estes vão para a camada de gel com menor concentração de íons positivos.

Se o pH da solução a ser medida for 7, não haverá diferença de concentração de íons dentro e fora da sonda. Logo, a diferença de potencial entre os eletrodos será 0.

A sonda de referência

Determina a precisão da medição do pH, deve ter um potencial elétrico constante e baixo coeficiente de temperatura. Também possui um eletrodo de prata com revestimento de AgCl e o mesmo eletrólito de KCl. A sonda de referência fica em contato com o líquido medido por uma junção porosa, para a difusão de KCl e fechar o circuito elétrico.

Os eletrodos do medidor de pH
O eletrodo de referência à direita. Fonte: GlobalSpec.
medidor de pH com eletrodos combinados
A maioria dos medidores tem os eletrodos de referência (Reference) e de medição (Measuring) em uma única sonda de vidro. Fonte: Vistech.

Há uma pequena tensão elétrica entre os eletrodos, que é amplificada para o pHmetro calcular o pH usando a equação de Nernst e mostrar em um display.

A equação de Nernst

Relaciona a tensão elétrica V com a diferença de concentração de íons em duas substâncias.

V=\frac{RT}{nF}ln(\frac{C_{1}}{C_{2}})

Onde:

  • R é a constante universal dos gases, cujo valor é 8,315 J/mol\cdot K.
  • T é a temperatura em Kelvin (K).
  • n é o número de elétrons transferidos por íon trocado.
  • F é a constante de Faraday, cujo valor é 96485 C/mol (coulombs por mol).
  • C_{1} é a concentração de íons na solução medida, em moles/litro de solução.
  • C_{2} é a concentração de íons na solução de referência.

Me foi perguntado se um medidor de pH feito para funcionar em 50 Hz funcionará diferente em 60 Hz, ou vice-versa. Como o princípio de funcionamento deste instrumento não depende da frequência da rede, não haverá nenhuma alteração.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *