Alta energia, Consumo de energia, Energia, História, Sistema de potência

50 e 60 Hz, qual é a diferença?

Por quê alguns países adotam energia elétrica de 60 Hz e outros de 50 Hz e qual é a diferença entre as duas frequências? É o assunto deste post.

Origens

No final do século XIX, várias frequências diferentes foram usadas. A frequência dependia da máquina a vapor, turbina d’água e/ou do projeto da máquina elétrica. Em 1895, na cidade de Coventry, Inglaterra, tinha um sistema de distribuição monofásico de 87 Hz, foi usado até 1906. Esta é a fórmula para o cálculo da frequência em Hz para geradores AC. p é o número de polos e n é a velocidade em rpm.

f=\frac{(p\cdot n)}{120}

Na Europa, a maioria das frequências usadas eram 40 e 53 Hz. Enquanto nos EUA, em 1886, a empresa de Westinghouse usou em Great Barrington um alternador fabricado pela Siemens com 16 polos que girava a 1000 rpm, portanto, frequência de 133 + 1/3 Hz.

A empresa Thomson-Houston usava geradores com 125 Hz. Em 1887, o motor de indução, mostrado abaixo, foi inventado por Nikola Tesla e exigia uma frequência menor.

Foi comprovado que 60 Hz é mais eficiente que 133 Hz. Em 1890, a Westinghouse adotou esta nova frequência, para colocar os motores de indução e os geradores no mesmo padrão. A frequência de 125 Hz produzia harmônicas, um tipo de interferência. Em 1891, na Europa, a empresa alemã AEG adotou a frequência de 50 Hz, depois de observar o efeito estroboscópico das lâmpadas em 40 Hz.

Regiões que usam 50 ou 60 Hz

No mapa abaixo, os países em vermelho adotam o padrão americano de 60 Hz. Enquanto os países em azul usam o padrão europeu de 50 Hz.

No Japão, a parte leste do país usa 50 Hz e a parte oeste implementou 60 Hz.

Diferenças entres os padrões

Um motor feito para 50 Hz operando em 60 Hz vai aumentar a velocidade em 20%. Para aumentar o torque na mesma proporção, a relação tensão/frequência deve ser constante. Nas frequências mais baixas, as perdas do núcleo e correntes parasitas são menores. E se um motor para 60 Hz for usado em 50 Hz? Vai consumir mais corrente devido a menor impedância do motor, perder potência e aumentar a temperatura, podendo queimar. Quanto à eficiência, tem pouca diferença entre as frequências. O que mais influencia é a tensão 110 ou 220 V, mais detalhes serão explicados futuramente. São usados conversores de frequência para evitar estes problemas, que serão assunto para outro post.

Alguns aparelhos podem operar nas duas frequências.

Off-topic: Se você gosta de eletrônica e microcontroladores como Arduino, se inscreva no meu canal no Youtube, o link está aqui.

Liked it? Take a second to support Electrical e-Library on Patreon!

About Pedro Ney Stroski

133 thoughts on “50 e 60 Hz, qual é a diferença?

  1. Bom dia,
    Estou viajando para Europa, onde é 220 V, 50 Hz.
    Posso utilizar um eletrodoméstico (Panela Elétrica de Arroz) 220 V, 60 Hz ?
    Tenho que instalar um conversor ?

    Obrigado

      1. Termostatos de panelas elétricas e fornos, não devem serem usados em corrente contínua, pois como estão aberto ao ar atmosféricos irão produzir arcos e queimarão os termostatos rapidamente em poucos dias, embora a resistência não sofrerá nada. Bem , mas se assim mesmo tiver necessidade de desejar usar em corrente continua em 220 ou 110 VDC, o correto é instalar relê de estado sólido – RSS AC/DC para não danificar os termostatos, um bom técnico poderá fazer adaptação.

      2. É meu caso . Brasília é 220v . A geladeira é 50htz. Onde encontro um conversor? Posso usar um conversor para dois aparelhos geladeira e máquina de lavar?

        1. Olá amigo! Estou no Paraguai, aqui é 220v 50hz. Tenho vários amigos que levaram geladeiras e maquinas de lavar para o PARANÁ que é 110v 60hz, o único equipamento pra usar é um transformador, na geladeira de 400w e da maq. de lavar não sei. Tenha atenção em uma coisa, micro-ondas, não use em especificações diferentes, se for de tensão diferente, use transformador, se for 50hz use um retificador de frequência potente (acredito que não compensa). A geladeira do meu amigo está funcionado tranquilamente a dele é 220v/50hz e ele usa um transformador de 110v para 220v. Eu tenho uma geladeira de 110v 60hz e uso um transformador de 110v para 220v, estou usando a mais de 4 anos.

      1. Saudações sou de Angola, quero comprar uma TV na loja online, na ficha técnica não especifica a voltagem, mas diz que é 60 Hz e nós aqui trabalhamos com 220v 50hz, poderei usar sem conversor?

  2. Excelente matéria!!
    Estou indo para Europa e gostaria de adquirir uma chopeira! Contudo o modelo de lá é 230v/50hz. Tudo bem se eu utilizar aqui no Brasil? No caso estou pensando em usar um transformador 230v-120v. Existe transformador que altera também a frequecia? Seria necessário?

    1. Se a chopeira elétrica tem sistema de resfriamento termoelétrico, tem um sistema Peltier de transferência de calor que funciona com tensão contínua. A frequência indicada é para o transformador da fonte, que foi feito para operar em 50 hz. Se colocar em 60 Hz, haverá perda de eficiência, pois o núcleo do transformador foi feito para operar em 50 Hz.
      Se a chopeira tiver um compressor, este deve ter um motor AC para operar em 50 Hz. Colocando em 60 Hz aumenta a velocidade, mas diminui o torque, o que pode causar problemas pois compressores movem peças mecânicas para comprimir o fluido.
      O transformador não muda a frequência, apenas a tensão alternada.

  3. É possível utilizar, ao mesmo tempo, um transformador de 230V para 127V e também usar um conversor de frequência de 60Hz para 50Hz? Já existe algum aparelho que faz ambas as conversões?
    Gostaria de usar alguns eletrodomésticos brasileiros nos Estados Unidos. Lá é 127V – 50Hz. Pensei em comprar um transformador 230V para 127V, mas isso não me resolve o problema da frequência, que para os nossos eletrodomésticos, é de 60Hz. Como solucionar os dois problemas?
    Obrigada desde já!

      1. Quero sim, eu preciso fazer um trabalho explicando o porque de tais valores para a frequência da rede elétrica. Se você tiver mais alguma coisa falando sobre isso me mande por favor.

  4. Vou viajar para os EUA e comprei um adaptador universal de tomada bivolt de 110 à 250 volts amperes. Posso usar na chapinha e etc. Voltagem nos meus aparelhos é 220V.
    Obrigada!

  5. Boa tarde!
    Estou de mudança da Europa para o Brasil, minha geladeira é 220v 50Hz, será que consigo usá-la no Brasil sendo que no Brasil e 60Hz,?

    1. Boa noite.
      Um aparelho de 220 V não vai funcionar em 127 V, a tensão é muito baixa. Alguns lugares do Brasil usam 220 V, depende do lugar onde vai ficar. Quanto à frequência, a geladeira tem compressor, veja o segundo parágrafo da minha resposta ao Quinti.

  6. Boa tarde,
    Trabalho com algumas centrais que tem origem inglesa, elas trabalham com 230v/50hz, na entrada.
    Porém, as saídas trabalham com 24v/dc, acha necessário a instalação de um inversor.
    Pergunto pois seguidamente temos problemas, muitas vezes de difícil solução,

  7. Ótimo texto.
    Tenho uma furadeira elétrica cujo carregador de bateria é bivolt 110/220V a 60Hz.

    Tenho dúvidas se posso ligar o carregador da bateria numa rede 220V 50Hz.
    (A furadeira não é utilizada enquanto a bateria é carregada.)

    Obrigado.

    1. Eu comprei na Amazon um medidor de Energia, desses que vem da China. Estou usando para medir o consumo de uma bomba de água. Recentemente notei que ele é 220v, mas 50hz. Não deu problema até hoje, mas como essa diferença de frequência afeta as medidas de tensão, amperagem, potência e o consumo em Kv/h?

        1. Obrigado. Não é exatamente o multi medidor que você descreve. Trata-se de “Medidor Eletrônico de Kwh com Luz de Fundo LCD Display Digital DDM15SD”. Faz mais de um ano que instalei e só agora notei que nele está indicado 50hz.

  8. Bom dia,
    Estou me mudando da Europa para o Brasil. Parte dos meus eletrodomésticos são apenas para 50hz (outros foram projetados para as duas frequências). Qual seria exatamente a consequência de utilizá-los no Brasil, principalmente geladeira, máquina de lavar e TV, em termos de desempenho, consumo de energia e vida útil? Um inversor de frequência eh uma alternativa aceitável? Qual o custo aproximado de um inversor?
    Obrigado

    1. Como escrevi no post e comentários, a frequência no Brasil é de 60 Hz. Sobre geladeira e máquina de lavar em 50 Hz, estes aparelhos têm motores para 50 Hz. Operando em 60 Hz, aumenta e velocidade e diminui o torque, portanto perdem desempenho, vida útil e podem dar problemas. Estou assumindo que sua TV é de LED. Neste caso é improvável que dê algum problema, pois a TV usa uma fonte AC/DC.

      https://www.electricalelibrary.com/2018/05/16/como-funciona-a-tv-de-led/

      Se a geladeira e a máquina de lavar não operam nas 2 frequências e for bem mais barato trazer da Europa do que comprar aqui. O inversor de frequência é uma alternativa aceitável. Inversores têm uma grande variaedade de preço e especificações.
      De nada.

  9. Boa noite tenho um auto transformador 50Hz posso utilizar em nossa rede aqui no Brasil 60HZ , que tipo de problemas posso ter com o uso em uma freqüência maior do o fabricante recomendou?

  10. Bom dia!
    Vou viajar para a Europa.. queria levar meu secador de cabelo onde a voltagem é 220v, porém 60hz, e minha chapinha bivolt, também 60hz.
    Terei problemas?

    1. O secador de cabelo tem um motor elétrico. Veja na parte “Diferença entre os padrões” para ver o que acontece com um motor para 60 Hz operando em 50 Hz.
      A chapinha tem resistências que aquecem as placas, estas resistências são controladas por um circuito eletrônico. Algumas chapinhas têm circuitos simples, outras têm circuito mais complexo. As placas da chapinha geralmente não usam nenhum componente indutivo, portanto, é improvável que tenha algum problema.

  11. Boa noite Pedro!
    Ótima matéria.
    Eu sou leigo e me perdi um pouco. Veja se pode me ajudar por favor.
    Eu tenho um inversor de 50 Hz e quero carregar uma bateria de furadeira 60 Hz. O que vai acontecer? Pode queimar?
    Obrigado.

    1. Bom dia
      A bateria fornece energia em corrente contínua, onde a frequência é zero. O inversor tem saída alternada, para carregar a bateria com o inversor, você precisa de um circuito retificador. Um exemplo deste circuito está no post sobre Diodos.
      https://www.electricalelibrary.com/2017/08/07/diodos/
      Verifique as tensões da bateria e de amplitude do inversor para evitar sobretensão. Lembrando que deve ter um resistor entre os polos positivos do retificador e da furadeira para limitar a corrente e não queimar.

  12. Amigo acabei de comprar uma geladeira no Paraguai voltagem 220 e frequência de 50 htz,no brasil tenho uma tomada de 220 que queria ligar ela,o que me recomenda fazer nesse caso,obrigado

  13. Boa tarde, amigo, li tudo, mas fiquei na dúvida quando o Sr. Fala da diferença de aparelhos que usem motor elétrico (secador) e resistência (chapinha). Pretendo usar um ferro de passar bivolt comprado para viagens. No manual nada fala quanto a frequência, mas foi comprado no Br, em Portugal, onde a voltagem é 220v, mas a frequência 50hz há algum risco no uso? Obrigado

    1. O ferro de passar roupas esquenta com uma resistência e a temperatura é controlada por um reostato que usa o princípio da dilatação térmica. Pode usar nas duas frequências, porque não há um componente indutivo.

  14. Me tira uma duvida: tenho uma escova rotativa que comprei no Brasil (220v 60hz). Vou viajar pra Australia e lá é 220v 50hz. A minha escova vai funcionar normalmente la?

    Obrigada!

  15. Outra pergunta, comprei uma maquininha de cortar cabelos, daquelas de cabeleireiro (220v 50Hz). Ela funcionará no Brasil numa voltagem de 220v 60Hz? Grato pela resposta!

    1. Vai aumentar a velocidade da lâmina móvel. Se for de motor rotativo, este vai girar mais rápido. Caso seja do tipo magnético ou pivot, tem uma ou duas bobinas que quando recebem corrente alternada, movem uma peça metálica ligada à lâmina móvel.

  16. Moro na fronteira do Uruguai/Brasil. Trouxe um Boiler do Uruguai 2400W/50Hz. Este Boiler tem somente uma resistência para aquecer a água. Está correto dizer que este Boiler terá uma transferência de potência de 60/50 (ou 6/5) maior se instalado no Brasil?… ou seja, terá uma potência de 2880W.

      1. Olá…tenho uma máquina de lavar eletrôlux produzido n py .. ciclo de 50 já..e mudei p Brasil e ela ligou mas não funcionou .oq devo fazer. .. adquirir um alternador ???

        1. O motor da máquina foi feito para operar em 50 Hz. Adquira um conversor de frequência para converter 60 Hz da sua casa em 50 Hz para o motor da máquina. O conversor deve fornecer na saída a mesma tensão da tomada da sua casa onde liga a máquina.

  17. Olá,
    Muito interessante o post!
    Contudo, mesmo lendo os comentários, tenho uma dúvida.
    Pretendo levar várias ferramentas da Europa para o Brasil, sendo a maioria delas à bateria, e só mencionam ser 50hz, apesar de serem novas.
    A diferença de frequência nesse caso pode me dar problemas nos carregadores (furadeira, tico-tico, serra circular, etc)?

    Obrigado,
    Adriano

  18. Parabéns pelo post e sua prontidão em responder as dúvidas.
    Sou leiga no assunto.
    Morei na Alemanha e voltei c mudança para São Paulo. Trouxe vários eletrodomésticos de lá e mudei a tensão das tomadas para 220v.
    A minha preocupação ao ler o post e comentários é com a lava roupa e secadora q operam só em 50hz.
    O q vc me aconselha fazer? Teria q trocar o motor dessas máquinas? Existe algum serviço/lugar q faça a conversão?
    Obrigada
    Beatriz

  19. Boa noite,

    utilizo geradores de ozônio de baixa potência (10W, 220V, 50hz) que são acionados por curtos espaços de tempo ao longo do dia, em média 5 minutos cada um entre 3 e 6 vezes por dia mais outros dois um pouco mais fortes (35W, 220V, 50hz) que são acionados duas vezes por dia por 10 minutos cada.

    Notei que quando são acionados dois nobreaks do local ficam acionando e desacionando constantemente, como se houvesse interferência elétrica forte. Embora estejam em outra linha de distribuição, estão na mesma rede elétrica. Notei também que dois relógios eletrônicos, um radio relógio e o do microondas passaram a adiantar significativamente após isso.

    Hoje tive a perda da bateria de um dos nobreaks prematuramente, com menos de um ano de uso leve e bateria de primeira linha.

    Minhas dúvidas são:
    -Faz sentido associar a inexatidão dos relógios e os problemas dos nobreaks com a diferença de frequência?
    -Existe algo que possa ser feito para converter essa frequência e eliminar tais interferências? (reduzir de 60 para 50 @220v )

    Intenção é avaliar se vale o custo de algo para conversão, que desconheço totalmente, ou refazer tudo com equipamentos a 60hz ou até mesmo usa-los em 127V, que traria menor geração de ozonio que poderia ser compensada com maior tempo de atuação.

    Antecipadamente agradeço.

    Seu material descritivo foi o mais esclarecedor que encontrei depois de vários dias de pesquisas sobre o assunto.

    1. Bom dia Daniel,
      A diferença de frequência causa erro nos relógios, pois estes usam a frequência de alimentação para sincronizar o clock.
      Quanto aos nobreaks, verifique se o tipo permite operação nas duas frequências. É possível haver interferência eletromagnética mesmo na mesma rede. Provavelmente um nobreak causa no outro.
      Escrevi recentemente um post sobre EMI.
      https://www.electricalelibrary.com/2020/07/04/interferencia-eletromagnetica-emi/
      A maioria dos nobreaks atualmente operam nas duas frequências.
      Para reduzir de 60 Hz para 50 Hz, você deve usar um conversor de frequência.
      Continue usando 220 V. Se alimentar aparelhos de 220 V com 127 V, não vai funcionar.

      1. Bom dia e obrigado pela resposta Pedro, procurei pelos conversores de frequencia e nao achei nada “pequeno” para esses pequenos aparelhos, só equipamento pesado.

        Como são diversos ozonizadores pequenos espalhados pelo local (uso para ozonizar agua de poço e agua de irrigação), não é viável fazer uma linha de alimentação exclusiva.

        Indica algum equipamento que seja pequeno e que tenha custo acessível para uso doméstico?

        Dois nobreaks, mais antigos, não apresentam problema, os mais novos, microcontrolados, são os que “piram” com a interferência.

        Novamente agradeço a atenção e a disponibilidade em me orientar. Lamento a demora em interagir, urgências médicas me tomando o tempo.

      2. Aproveito o ensejo para questionar se é viável a montagem de um conversor doméstico, para cada aparelho que está gerando interferência.

        Tive mais um prejuízo que pode estar associado com a interferência, um SSD queimado em um notebook. Confesso que foi a primeira vez que vi um SSD queimar, sem sinal algum mais.

        Obrigado

          1. Realmente está além da minha capacidade e conhecimento, até retificar AC para DC tudo bem, a parte de chavear o ciclo já foge do meu conhecimento.

            Vou desativar os ozonizadores e substitui-los aos poucos por versoes de 60hz

            Obrigado!

  20. Olá Pedro,

    Não tenho nenhuma dúvida mais. Esclareci todas com o seu artigo e com as perguntas e respostas acima. Meu post é apenas para agradecer e te parabenizar pela iniciativa de publicar essas informações, assim como pela sua grande paciência e disposição para responder a todas as perguntas.

    Parabéns, obrigado e um grande abraço!

  21. Carissimo Pedro,
    Fabrico maquinas que usam motoredutores de 1.5hp, trifasico com redução de 1=40 e 60Hz, agora preciso desse motor mas com 50Hz.
    Como uso um potenciomentro para controlar a velocidade da esteira. Gostaria de saber como corrigir isso.
    No pais onde a a maquina vai operar Costa do Marfim usam somente 50Hz.
    Qual minha saida, se aqui eles nao fabricam ou demoram muito para entregar um motor de 50Hz,
    Segue meu zap 27-992374145

    1. O motor de 60 Hz precisa de um conversor de frequência para operar em 50 Hz sem problemas. Outra saída é usar um inversor de frequência. Existem inversores com borneiras onde você pode colocar um motor trifásico e um potênciometro. Mas verifique se o inversor pode fornecer saída a 60 Hz. Muitos inversores já possuem uma ponte retificadora para converte CA da rede em CC.

  22. Pedro,
    buscando na internet informações sobre as diferenças nas frequências de energia elétrica disponíveis em diferentes países, por simples curiosidade, encontrei este seu texto extremamente esclarecedor sobre o tema.
    No mais, chamou-me a atenção sua paciência em responder aos inúmeros questionamentos de pessoas desconhecidas, sem exigir nenhuma contrapartida por compartilhar seu conhecimento.
    Aprendi muito aqui.
    Parabéns, Pedro!
    O mundo precisa de mais pessoas como você.
    Obrigado.
    Marcello.

  23. Olá, atencioso, generoso e dedicado Pedro, que ilumina os que buscam esclarecimentos. Reforço os agradecimentos publicados logo antes desta minha postagem, realmente o mundo precisa de mais “Pedros Ney Stroski”.
    Passei para sanar a mesma dúvida que o Andrei, de 21.10.2019, li todas as respostas desta página, porém não me satisfiz. Afinal, quais os problemas podem ocorrer na máquina de cortar cabelo vinda lá da Alemanha, usando-a aqui no Brasil em 220V?
    Agradeço por sua disponibilidade e desejo que DEUS o ilumine mais e mais sempre, felicitando-o por servir incondicionalmente. SUCESSO

  24. Prezado Engenheiro Stroski,
    Eu trouxe em minha bagagem uma maquina de lavar Miele, Softtronic, WT 2780, que como aparelho de origem alemã, funciona em 50 Hz. Inadvertidamente não observei que no Brasil os aparelhos funcionam em 220v e 50Hz. A lavadora funciona perfeitamente mas a única tarefa que não cumpre é o esvaziamento do tambor. Há alguma forma de corrigir esta minha desatenção?

  25. Olá Pedro,

    Estava pensando em comprar um medidor de energia de tomada. A grande maioria que encontrei para comprar no padrão BR era 220v/50Hz (aqui em casa é 220v, tudo ok).
    Qual seria o problema de utilizar um medidor desses em uma rede com frequência de 60Hz para medir o consumo de um ar-condicionado por exemplo?

    Ex. produto:
    https://www.banggood.com/SINOTIMER-DDS109L-EU-or-US-or-UK-or-FR-or-AU-AC-110V-or-220V-Plug-Socket-Digital-Wattmeter-Meter-Power-Consumption-Watt-Energy-Meter-KWh-Electricity-Analyzers-Monitors-with-Backlight-p-1816558.html

    Desde já agradeço!

    1. Não vai dar problema, porque estes wattímetros digitais são totalmente eletrônicos e microcontrolados. Ao contrário dos analógicos, que usam bobinas para medir corrente e tensão.
      Todo o Brasil usa 60 Hz, acho estranho fazerem um produto com a tomada BR e especificarem para 50 Hz.

  26. Eu comprei um multimedidor com medição de tensão, corrente, frequência e fator de potencia. O uso dele é em 380v mas porem veio em 50hz. Como no brasil a frenquencia é 60hz, eu fiquei com receio de alguma medição ser errada devido essa diferença.
    O qie acham?

    1. Eu escreverei um post sobre multimedidores, depois que eu publicar um post de meio ambiente que estou escrevendo.
      Você tem outro instrumento de medida, como por exemplo, um multímetro? Se possível, meça com os dois instrumentos e verifique se tem diferença.

          1. Minha pergunta é sobre a mudança da voltagem na chave seletora , no caso do radio portatil retro fabricado na China . Consta
            110v 60Hz / 220v 50Hz . Pergunta : a chave seletora na posição 220v 50z , é se o transformador opera na frequência com 50Hz ?

            Agradeço pela respostas cinceras e de fácil compreensão. Muito esclarecedor

          2. Se a energia elétrica de onde você está é de 50Hz, é melhor usar um transformador para 50Hz e colocar o rádio na configuração 220V e 50Hz, se você tiver uma tomada que forneça 220V. Se for em uma tomada de 110V, o rádio não vai funcionar, porque a tensão é muito baixa.

  27. Parabéns pelo blog: claro e acessível.

    Estou pensando em comprar um aquecedor de água no Aliexpress – aqui em minha cidade o fornecimento de energia elétrica é 220V e, claro, como em todo Brasil, 60 Hz. Imagino que esteja correto em afirmar que não terei problema ou risco em instalar um aquecedor de resistência blindada de 220V/50Hz, nem na parte resistiva, nem no painel de led para ajuste e verificação da temperatura, correto?

    Muito obridado.

  28. Olá. Tenho um carregador de bateria 220v 60 Hertz Portátil. Posso alimentar ele em 220v 50 Hertz ?
    Esse carregador de bateria portátil será usado em uma lancha onde a energia vem do gerador 220v / 50 Hertz

  29. Bom dia a todos. Minha dúvida é a seguinte. Estou indo do Brasil para Portugal. Minha geladeira aqui do Brasil é 220v 60hz. Vai funcionar lá corretamente a 220v 50hz? Obrigado

    1. Bom dia.
      Já respondi a comentários anteriores que a geladeira tem um compressor, um componente com um motor CA. No parágrafo “Diferenças entre os padrões”, expliquei que um motor para 60 Hz vai queimar em 50 Hz.

  30. Bom dia

    Estou mudando do Brasil para França, lá tem 220v e 50 HZ, tenho duvidas sobre levar alguns eletronicos pequenos (liquidificador, panela eletrica, etc..) os meus aparelhos são 127v e 60HZ.
    Pensei em comprar um transformador para ajustar a tensão de 220 para 110v e usar os aparelhos mas não sei o impacto que teria por usar eles numa frequencia menor? existe algum aparelho que possa fazer a conversão de tensão e frequencia?

    Desculpa se a pergunta for muito basica.

    Obrigado!!

    Juan

    1. Qualquer aparelho feito para 60 Hz que usa um motor elétrico, vai queimar em 50 Hz. Eu já expliquei a razão na parte final do post.
      Aparelhos feitos para funcionarem em 127 V não funcionarão em 220 V, pois a tensão é muito baixa.
      Não consegui encontrar um aparelho que converte ambas tensão e frequência.

  31. Olá, tudo bem?
    Muito interessante teu blog.
    O local em que trabalho adquiriu um medidor de pH 50Hz, o resultado da medição ou o funcionamento do aparelho tem algum prejuízo quando usado em 60Hz?

  32. Bom dia Pedro, comprei um aparelho fora do Brasil que é 110v-60Hz, 2.5A, 13000/por minuto, qual transformador devo comprar pra usar na energia 220v aqui no Brasil?

        1. Depende da potência do seu aparelho. O transformador deve ser de potência igual ou maior do que o do equipamento, cuja potência é 110*2,5=275W. De preferência, o transformador deve suportar potência maior que 275W.

  33. Olá
    Minha pergunta é sobre a Frequência elétrica do transformador do radio portatil
    * rádio portatil fabricado na China é com 50Hz , é necessário trocar o transformador por outro com 60Hz para poder alimentar a placa do rádio ?

    Jorge
    Brasil

    1. Um tranformador de 50 Hz operando em 60 Hz terá uma perda de potência. Pois aumentará a impedância e a reatância indutiva. Um rádio portátil deveria ser alimentado por pilhas ou uma bateria e não ter um transformador.

  34. Está correto esta descrição na etiqueta que está nos rádios portatil fabricado na China e que está sendo anunciado e vendido pelos sites de vendas no Brasil
    110/60Hz – 220v/ 50Hz

  35. Em vários anúncios tem ( moedor triturador de grãos fabricados na China ) . Esta escrito na descrição : ” MODELO EUROPEU PADRÃO BRASIL ” Frequência nominal 50Hz
    Pergunta: existe esta regra de padronização ?
    Europa usa 50Hz

  36. No anuncio do moedor triturador de grãos, fabricado na China .Está escrito na descrição ( MODELO PADRÃO EUROPEU BRASIL)
    frequência nominal 50Hz
    Pergunta:
    Existe esta regra de padronização ?
    Europa usa 50Hz

  37. Olá Pedro, obrigada pelo texto, muito explicativo mas sou muito leiga no assunto.
    Lendo os comentários vi que depende do eletrodoméstico pra saber se vai dar problema ou nao no aparelho. Eu estou mudando para Argentina e queria levar meus eletrodomésticos que sao:
    cafeteira, liquidificador, batedeira, aspirador de pó, air fryer, panela de arroz eletrica, ferro de passar, sanduicheira
    Todos 220V 60Hz, e Argentina é 220V 50Hz.

    Pelo que entendi lendo os comentários tirando a cafeteira, ferro e sanduicheira, o resto teria esse problema de aquecer e estragar por funcionarem com motor? É isso mesmo?
    Desculpa a quantidade de dúvidas, mas me ajudaria muito saber, nao encontrei uma explicacao nas especificacoes desses produtos.
    Obrigada desde ja.

    1. Sim, aparelhos que funcionam com motores elétricos vão dar problemas se operarem em outra frequência diferente da qual foram projetados. O ferro e a sanduicheira funcionam com resistência de aquecimento controlada por sensores de temperatura, portanto, não haverá alteração se funcionarem em 50 Hz.
      Quanto a cafeteira, se for aquela de colocar o pó, esta funciona basicamente com uma resistência controlada por sensores, não haverá alteração se funcionar em 50 ou 60 Hz.
      Se a sua cafeteira for de cápsula, esta possui um bomba que funciona com um eletroímã, um componente indutivo que é um fio enrolado com um material dentro. Se o eletroímã foi feito para funcionar em 60 Hz, vai ter um comportamento diferente se funcionar em 50 Hz. Devido às mudanças na impedância e na oscilação. Neste caso, recomendo usar um conversor de 50 para 60 Hz.

  38. Pedro é possível você colocar neste artigo de informação, uma imagem do medidor que registra o consumo de energia elétrica em cada paiz junto com A bandeira ? Ou colocar na própria bandeira a Frequência elétrica em Hz padrão no paiz

    1. Agora que eu vi sua mensagem, desculpe a demora para responder.
      Já tem no post um mapa do mundo que mostra os países que usam 60 Hz em vermelho e os que usam 50 H em azul. Esta imagem eu peguei de uma fonte e não sei se posso alterá-la sem permissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *